180 Seguros e Klubi lançam operação de seguros conduzida por agentes de IA 

Operação coloca agentes de IA no centro da jornada de cotação, emissão e venda de seguros, enquanto reforça a expansão do portfólio da 180 com o novo seguro celular apresentado em parceria com Klubi

A insurtech 180 Seguros e o Klubi, fintech autorizada pelo Banco Central a operar como administradora de consórcios, anunciaram o estabelecimento de uma parceria para lançar um novo seguro de celular com contratação totalmente automatizada por agentes de inteligência artificial. A operação acontece por meio do protocolo Model Context Protocol (MCP), tecnologia desenvolvida pela Anthropic, e que funciona como um conector para que sistemas de IA conversem entre si de forma segura, mais ágil e estruturada. Com o novo padrão, o cliente consegue interagir com os agentes e finalizar a compra do produto em cerca de 30 segundos, permitindo que toda a jornada de vendas e gestão de seguros aconteça sem intervenção humana.

O movimento ganhou força após a 180 captar R$50 milhões em agosto, em uma rodada voltada a acelerar projetos de IA e reforçar o capital regulatório. A seguradora implementou o MCP, habilitando seus sistemas e agentes de IAs a se conectarem com outras inteligências artificiais. “A integração da parceria entre a 180 e a Klubi foi concluída em 30 dias, destacando a agilidade do MCP e maturidade técnica das empresas para escalar novas operações em ritmo acelerado”, afirmou Franco Lamping, cofundador e CTO da 180 Seguros.

De acordo com o executivo, “a expectativa agora é expandir a atuação dos agentes de inteligência artificial para toda a jornada de pós-venda, incluindo suporte, alterações de apólice e acompanhamento do cliente. Esse avanço representa uma mudança profunda no papel da tecnologia no setor de seguros, em que a inteligência artificial deixa de ser apenas um recurso e passa a ser o ponto de partida para uma nova forma de relacionamento do brasileiro com seguros, mais simples, mais rápida e totalmente conectada”.Com o MCP, a 180 transforma a IA em parte da infraestrutura operacional do setor, e não apenas em ferramenta de suporte. A tecnologia inaugura a vertical B2B2AI da seguradora, na qual a 180 opera como infraestrutura tecnológica para que parceiros conectem suas próprias inteligências artificiais aos sistemas e IAs da 180. O modelo aumenta a eficiência e a escalabilidade dos parceiros, substitui integrações complexas e reduz o esforço operacional, definindo um novo padrão para a operação de seguros na América Latina.

Segundo Franco, o MCP representa uma mudança estrutural no uso de IA em seguros. “As limitações do setor estão muito mais ligadas a sistemas legados e à baixa agilidade tecnológica das grandes empresas do que às regras em si. O MCP destrava esse avanço ao permitir que agentes de IA se conectem à 180 e conduzam toda a oferta e gestão de seguros de forma autônoma. É o primeiro caso na América Latina em que seguros são operados integralmente por IA de maneira segura e auditável. Isso muda o papel da IA: ela deixa de ser um recurso de apoio e passa a ser o próprio alicerce dessa nova forma que o brasileiro pode se relacionar com seguros”.

Conforme Anderson Silva, cofundador e COO do Klubi, “o negócio da nossa empresa nasceu tecnológico e essa nova parceria vai ao encontro do que buscamos oferecer aos nossos clientes desde o dia 1: segurança, transparência e desburocratização. Além de uma integração pioneira, a junção da Kris, nossa inteligência artificial, com o MCP da 180 traz uma camada inédita de inteligência contextual; Esse contexto específico para LLMs permite que a nossa IA incorpore funções internas da 180 Seguros e as disponibilize diretamente aos nossos clientes. Por exemplo, conseguimos realizar uma cotação dentro do nosso próprio LLM, aplicando as mesmas regras e lógicas utilizadas pela 180 Seguros”.

Um dos pilares da parceria é a assistente virtual Kris, desenvolvida pelo Klubi para interagir com seus clientes. A 180 estruturou informações padronizadas de produtos, regras de mercado e exigências regulatórias da Susep no MCP, permitindo que a Kris ofereça e emita seguros de forma autônoma, segura e totalmente contextual ao perfil do usuário.

O MCP atua como a ponte entre a Kris e os agentes de IA da 180, garantindo que o fluxo de dados, ofertas e aprovações siga as normas regulatórias e seja concluído em poucos segundos. O modelo reduz drasticamente o esforço técnico das integrações tradicionais e viabiliza jornadas de compra personalizadas, rápidas e de baixo custo operacional.

Na prática, o cliente do Klubi contrata a proteção diretamente durante sua jornada digital, em uma experiência conversacional e imediata. O novo seguro também permite cobertura para aparelhos semi-novos, um avanço relevante em um mercado historicamente restrito a dispositivos novos.

Deixe um comentário

Rolar para cima