A Atento anunciou, hoje (04), os resultados operacionais e financeiros do quarto trimestre e do ano para o período que finalizou em 31 de dezembro de 2020. No resultado anual, a companhia teve crescimento consolidado do EBITDA de 23,1% em base CCY (moeda constante) e 5,1% em base cambial atual, apesar da pandemia e desvalorização de 35% do BRL no período. As receitas multissetoriais do ano fiscal aumentaram 4,9%, atingindo 68,2% da receita total, 3,4 pontos percentuais acima do ano fiscal de 2019. Já a receita do quarto trimestre subiu 1,6% em uma base CCY com crescimento em multissetoriais em todas as regiões, impulsionado por serviços de próxima geração principalmente para clientes brasileiros e norte-americanos. Além disso, registrou crescimento do EBITDA no período, com margem EBITDA consolidada de 14,5%.
“Temos o prazer de afirmar que 2020 marcou a consolidação do Plano Three Horizon da Atento, que se baseia na melhoria substancial de nossa eficiência operacional, promovendo nossos serviços de próxima geração e impulsionando novos caminhos de crescimento, mesmo em meio ao ambiente desafiador imposto pela pandemia. Estamos extremamente orgulhosos e gratos por nossos funcionários que trabalharam arduamente para nos ajudar a enfrentar os inúmeros desafios complexos decorrentes da pandemia, permitindo-nos continuar crescendo e liderando o Next Generation CX na América Latina”, destacou Carlos López Abadía, CEO, e José Azevedo, CFO, em comunicado.
E acrescentaram: “Esperamos para 2021 que as marcas globais e locais continuem aderindo aos novos canais digitais para melhorar as relações com os clientes finais, acelerando a transformação da indústria na era digital. Também acreditamos que a mudança para mais experiências digitais como consequência da pandemia veio para ficar, que são uma grande oportunidade para impulsionar cada vez mais negócios nas regiões onde operamos. Estamos confiantes em nossa capacidade de continuar entregando bons resultados em 2021. Ao mesmo tempo, vemos grandes oportunidades para continuar a evoluir nossa oferta de valor para produtos mais orientados para a tecnologia, aumentando a penetração com verticais de rápido crescimento e expandindo em geografias com maior lucratividade subjacente. Embora reconheçamos que o desempenho recente de nossas ações reflete parcialmente nossa entrega e evolução, acreditamos que elas ainda estão subvalorizadas e esperamos que o mercado reconheça isso nos próximos anos”.