Quem se deu bem no e-commerce?

Levantamento aponta os cinco setores do varejo digital que mais cresceram durante a pandemia

0
29

O comércio eletrônico registrou em fevereiro 1,49 bilhão de acessos, o que marca um aumento de 21% em comparação ao mesmo período do ano anterior, mostra levantamento do Relatório E-commerce no Brasil da Conversion, agência em Search Engine Optimization (SEO). O estudo analisou o tráfego dos 200 maiores sites do Brasil em 15 setores. Dos setores analisados, 10 tiveram aumento de mais de 10% no YoY (Year over Year), como Farmácia & Saúde (+85,70%), Pet (+78,29%), Comidas & Bebidas (+53,37%) e Casa & Móveis (+51,89%). Os segmentos de Turismo e Infantil tiveram queda de -23,25% e 10,95% comparado ao ano anterior. No comparativo mensal, todos os setores recuaram.

Já Farmácia & Saúde liderou o ranking de setor com maior crescimento (+86%) no pós-pandemia (fevereiro/21 vs. fevereiro/20) e também no comparativo anual. As plataformas asiáticas, Shopee e Shein, que configuram a categoria de Importados, tiveram em janeiro os maiores crescimentos no YoY (1.464% e 522%) de todos os sites analisados. Em contrapartida, o Mercadolíder, maior site do segmento, perdeu 13% de market share no ano a ano. A gigante do varejo, Casas Bahia cresceu 75% no mesmo período.

Em fevereiro, o mobile chamou a atenção, registrando 66,2% das visitas totais. De acordo com o fundador da Conversion, Diego Ivo, esse comportamento, que se acentuou durante a pandemia, pode trazer grandes oportunidades às empresas. “A pandemia aumentou o tempo que os usuários passam com seus smartphones, o que se reflete no aumento da audiência dos sites. Esse dado lança luz às empresas que pretendem investir mais nesta frente”, diz. O levantamento ainda mostra que dados relacionados a fontes de tráfego, como o canal de busca (orgânico e pago), possui a maior parcela do tráfego (59%), evidenciando a importância de as marcas estarem bem posicionadas nos buscadores.

Share of Search
Realizado no início de cada mês, o Relatório E-commerce no Brasil traz uma novidade em sua última edição: o Share of Search dos principais players de cada setor. Trata-se de um critério que tem como objetivo apresentar quais são os sites que possuem maior reconhecimento de marca. Em fevereiro, destacam-se as lojas Petz (48%), Amazon (47%) e Vivara (43%).