A Ética como essência das relações



Que bom que o comportamento ético está em voga! As relações de negócios entre empresas, fornecedores, clientes e colaboradores são permanentemente fruto de discussões respeitosas e permeadas por valores éticos. Você acredita nisso?


 


Para os gregos a ética é interpretada como um termo genérico que designava tudo aquilo descrito como ciência da moralidade, ou seja, morada da alma. Tudo aquilo que era suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal.


 


Na definição acadêmica a ética – palavra originada diretamente do latim (ethica) e indiretamente do grego (ethiké) – é um ramo da filosofia e um sub-ramo da axiologia (do grego: valor, dignidade), que estuda a natureza do que é considerado adequado e moralmente correto.


 


No mundo empresarial a ética pode ser entendida e definida como um valor da organização que assegura sua sobrevivência, sua reputação e faz com que ela crie um diferencial competitivo, respeitado e admirado pelo mercado e que consequentemente irá impulsioná-la para a geração de resultados confiáveis.


 


Há algum tempo muitas organizações têm se preocupado fortemente com a conscientização e a disseminação de sua missão, sua visão e principalmente permeando suas ações em seus valores éticos e nas suas crenças.


 


A atividade empresarial baseada na ética em toda a cadeia de relacionamentos, quer sejam com seus funcionários, clientes e fornecedores, está caminhando a passos constantes e sendo considerada um fator importantíssimo e decisivo para a geração de negócios perenes e com resultados absolutamente crescentes. 


 


Desse modo, é relevante termos a consciência de que toda a sociedade pode ser beneficiada através da ética aplicada dentro da empresa. Como você, percebo também que é notório o resultado das companhias que agem dentro dos padrões e comportamentos éticos, chancelando sua verdadeira atitude,valorizando e respeitando a cadeia de relacionamentos existentes.


 


Essas atitudes escancaradas por toda a empresa e em todos os níveis hierárquicos, podem ajudar a companhia na tomada de decisões, principalmente no equilíbrio do comportamento das relações da base “ECC” (empresa-colaborador-cliente). Quando bem claros, os valores éticos tendem a direcionar a maneira pela qual as empresas administrarão os negócios e como será a relação do dia-a-dia para a tomada de decisões.


 


Recomendo, portanto, quando ao tomar decisões, o senso de valor e o respeito às crenças da companhia sejam um predicativo decisivo como premissas inegociáveis para a perpetuidade do negócio e da empresa.


 


Posso afirmar com muita tranqüilidade que este conjunto ético colocado em prática com simplicidade e transparência sempre foi e será uma poderosa ferramenta de gestão empresarial. Quanto mais simples e verdadeiro o posicionamento das empresas, mais fáceis tornar-se-ão as relações.


 


No mundo corporativo a ética deve ser constantemente discutida e disseminada em sua base piramidal. A ética pressupõe verdadeiramente que seus colaboradores seguirão à risca a escolha feita pela empresa para se relacionar com o seu mercado-alvo e que se essa atitude destoar desse credo ou vice-versa, então, está na hora de buscar um novo caminho.


 


Teleabraços,


 


Júlio Xavier



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A Ética como essência das relações



Que bom que o comportamento ético está em voga! As relações de negócios entre empresas, fornecedores, clientes e colaboradores são permanentemente fruto de discussões respeitosas e permeadas por valores éticos. Você acredita nisso?


 


Para os gregos a ética é interpretada como um termo genérico que designava tudo aquilo descrito como ciência da moralidade, ou seja, morada da alma. Tudo aquilo que era suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal.


 


Na definição acadêmica a ética – palavra originada diretamente do latim (ethica) e indiretamente do grego (ethiké) – é um ramo da filosofia e um sub-ramo da axiologia (do grego: valor, dignidade), que estuda a natureza do que é considerado adequado e moralmente correto.


 


No mundo empresarial a ética pode ser entendida e definida como um valor da organização que assegura sua sobrevivência, sua reputação e faz com que ela crie um diferencial competitivo, respeitado e admirado pelo mercado e que consequentemente irá impulsioná-la para a geração de resultados confiáveis.


 


Há algum tempo muitas organizações têm se preocupado fortemente com a conscientização e a disseminação de sua missão, sua visão e principalmente permeando suas ações em seus valores éticos e nas suas crenças.


 


A atividade empresarial baseada na ética em toda a cadeia de relacionamentos, quer sejam com seus funcionários, clientes e fornecedores, está caminhando a passos constantes e sendo considerada um fator importantíssimo e decisivo para a geração de negócios perenes e com resultados absolutamente crescentes. 


 


Desse modo, é relevante termos a consciência de que toda a sociedade pode ser beneficiada através da ética aplicada dentro da empresa. Como você, percebo também que é notório o resultado das companhias que agem dentro dos padrões e comportamentos éticos, chancelando sua verdadeira atitude,valorizando e respeitando a cadeia de relacionamentos existentes.


 


Essas atitudes escancaradas por toda a empresa e em todos os níveis hierárquicos, podem ajudar a companhia na tomada de decisões, principalmente no equilíbrio do comportamento das relações da base “ECC” (empresa-colaborador-cliente). Quando bem claros, os valores éticos tendem a direcionar a maneira pela qual as empresas administrarão os negócios e como será a relação do dia-a-dia para a tomada de decisões.


 


Recomendo, portanto, quando ao tomar decisões, o senso de valor e o respeito às crenças da companhia sejam um predicativo decisivo como premissas inegociáveis para a perpetuidade do negócio e da empresa.


 


Posso afirmar com muita tranqüilidade que este conjunto ético colocado em prática com simplicidade e transparência sempre foi e será uma poderosa ferramenta de gestão empresarial. Quanto mais simples e verdadeiro o posicionamento das empresas, mais fáceis tornar-se-ão as relações.


 


No mundo corporativo a ética deve ser constantemente discutida e disseminada em sua base piramidal. A ética pressupõe verdadeiramente que seus colaboradores seguirão à risca a escolha feita pela empresa para se relacionar com o seu mercado-alvo e que se essa atitude destoar desse credo ou vice-versa, então, está na hora de buscar um novo caminho.


 


Teleabraços,


 


Júlio Xavier



 




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A Ética como essência das relações



Que bom que o comportamento ético está em voga! As relações de negócios entre empresas, fornecedores, clientes e colaboradores são permanentemente fruto de discussões respeitosas e permeadas por valores éticos. Você acredita nisso?


 


Para os gregos a ética é interpretada como um termo genérico que designava tudo aquilo descrito como ciência da moralidade, ou seja, morada da alma. Tudo aquilo que era suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal.


 


Na definição acadêmica a ética – palavra originada diretamente do latim (ethica) e indiretamente do grego (ethiké) – é um ramo da filosofia e um sub-ramo da axiologia (do grego: valor, dignidade), que estuda a natureza do que é considerado adequado e moralmente correto.


 


No mundo empresarial a ética pode ser entendida e definida como um valor da organização que assegura sua sobrevivência, sua reputação e faz com que ela crie um diferencial competitivo, respeitado e admirado pelo mercado e que consequentemente irá impulsioná-la para a geração de resultados confiáveis.


 


Há algum tempo muitas organizações têm se preocupado fortemente com a conscientização e a disseminação de sua missão, sua visão e principalmente permeando suas ações em seus valores éticos e nas suas crenças.


 


A atividade empresarial baseada na ética em toda a cadeia de relacionamentos, quer sejam com seus funcionários, clientes e fornecedores, está caminhando a passos constantes e sendo considerada um fator importantíssimo e decisivo para a geração de negócios perenes e com resultados absolutamente crescentes. 


 


Desse modo, é relevante termos a consciência de que toda a sociedade pode ser beneficiada através da ética aplicada dentro da empresa. Como você, percebo também que é notório o resultado das companhias que agem dentro dos padrões e comportamentos éticos, chancelando sua verdadeira atitude,valorizando e respeitando a cadeia de relacionamentos existentes.


 


Essas atitudes escancaradas por toda a empresa e em todos os níveis hierárquicos, podem ajudar a companhia na tomada de decisões, principalmente no equilíbrio do comportamento das relações da base “ECC” (empresa-colaborador-cliente). Quando bem claros, os valores éticos tendem a direcionar a maneira pela qual as empresas administrarão os negócios e como será a relação do dia-a-dia para a tomada de decisões.


 


Recomendo, portanto, quando ao tomar decisões, o senso de valor e o respeito às crenças da companhia sejam um predicativo decisivo como premissas inegociáveis para a perpetuidade do negócio e da empresa.


 


Posso afirmar com muita tranqüilidade que este conjunto ético colocado em prática com simplicidade e transparência sempre foi e será uma poderosa ferramenta de gestão empresarial. Quanto mais simples e verdadeiro o posicionamento das empresas, mais fáceis tornar-se-ão as relações.


 


No mundo corporativo a ética deve ser constantemente discutida e disseminada em sua base piramidal. A ética pressupõe verdadeiramente que seus colaboradores seguirão à risca a escolha feita pela empresa para se relacionar com o seu mercado-alvo e que se essa atitude destoar desse credo ou vice-versa, então, está na hora de buscar um novo caminho.


 


Teleabraços,


 


Júlio Xavier



 



0 comentário em “A Ética como essência das relações”

  1. Concordo plenamente quendo diz que devemos a cada dia nos preocupar com a ética dentro de uma corporação não apenas como negócio de uma empresa, mas também com as pessoas que nela estão.

    Abs com carinho.
    Patricia

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A Ética como essência das relações



Que bom que o comportamento ético está em voga! As relações de negócios entre empresas, fornecedores, clientes e colaboradores são permanentemente fruto de discussões respeitosas e permeadas por valores éticos. Você acredita nisso?


 


Para os gregos a ética é interpretada como um termo genérico que designava tudo aquilo descrito como ciência da moralidade, ou seja, morada da alma. Tudo aquilo que era suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal.


 


Na definição acadêmica a ética – palavra originada diretamente do latim (ethica) e indiretamente do grego (ethiké) – é um ramo da filosofia e um sub-ramo da axiologia (do grego: valor, dignidade), que estuda a natureza do que é considerado adequado e moralmente correto.


 


No mundo empresarial a ética pode ser entendida e definida como um valor da organização que assegura sua sobrevivência, sua reputação e faz com que ela crie um diferencial competitivo, respeitado e admirado pelo mercado e que consequentemente irá impulsioná-la para a geração de resultados confiáveis.


 


Há algum tempo muitas organizações têm se preocupado fortemente com a conscientização e a disseminação de sua missão, sua visão e principalmente permeando suas ações em seus valores éticos e nas suas crenças.


 


A atividade empresarial baseada na ética em toda a cadeia de relacionamentos, quer sejam com seus funcionários, clientes e fornecedores, está caminhando a passos constantes e sendo considerada um fator importantíssimo e decisivo para a geração de negócios perenes e com resultados absolutamente crescentes. 


 


Desse modo, é relevante termos a consciência de que toda a sociedade pode ser beneficiada através da ética aplicada dentro da empresa. Como você, percebo também que é notório o resultado das companhias que agem dentro dos padrões e comportamentos éticos, chancelando sua verdadeira atitude,valorizando e respeitando a cadeia de relacionamentos existentes.


 


Essas atitudes escancaradas por toda a empresa e em todos os níveis hierárquicos, podem ajudar a companhia na tomada de decisões, principalmente no equilíbrio do comportamento das relações da base “ECC” (empresa-colaborador-cliente). Quando bem claros, os valores éticos tendem a direcionar a maneira pela qual as empresas administrarão os negócios e como será a relação do dia-a-dia para a tomada de decisões.


 


Recomendo, portanto, quando ao tomar decisões, o senso de valor e o respeito às crenças da companhia sejam um predicativo decisivo como premissas inegociáveis para a perpetuidade do negócio e da empresa.


 


Posso afirmar com muita tranqüilidade que este conjunto ético colocado em prática com simplicidade e transparência sempre foi e será uma poderosa ferramenta de gestão empresarial. Quanto mais simples e verdadeiro o posicionamento das empresas, mais fáceis tornar-se-ão as relações.


 


No mundo corporativo a ética deve ser constantemente discutida e disseminada em sua base piramidal. A ética pressupõe verdadeiramente que seus colaboradores seguirão à risca a escolha feita pela empresa para se relacionar com o seu mercado-alvo e que se essa atitude destoar desse credo ou vice-versa, então, está na hora de buscar um novo caminho.


 


Teleabraços,


 


Júlio Xavier



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A Ética como essência das relações


Escrevi este texto alguns anos atrás e cada dia que se passe fica mais e mais atual….

Vale novamente a sua leitura. Julio X

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Que bom que o comportamento ético está em voga! As relações de negócios entre empresas, fornecedores, clientes e colaboradores são permanentemente fruto de discussões respeitosas e permeadas por valores éticos. Você acredita nisso?

 

Para os gregos a ética é interpretada como um termo genérico que designava tudo aquilo descrito como ciência da moralidade, ou seja, morada da alma. Tudo aquilo que era suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal.

 

Na definição acadêmica a ética – palavra originada diretamente do latim (ethica) e indiretamente do grego (ethiké) – é um ramo da filosofia e um sub-ramo da axiologia (do grego: valor, dignidade), que estuda a natureza do que é considerado adequado e moralmente correto.

 

No mundo empresarial a ética pode ser entendida e definida como um valor da organização que assegura sua sobrevivência, sua reputação e faz com que ela crie um diferencial competitivo, respeitado e admirado pelo mercado e que consequentemente irá impulsioná-la para a geração de resultados confiáveis.

 

Há algum tempo muitas organizações têm se preocupado fortemente com a conscientização e a disseminação de sua missão, sua visão e principalmente permeando suas ações em seus valores éticos e nas suas crenças.

 

A atividade empresarial baseada na ética em toda a cadeia de relacionamentos, quer sejam com seus funcionários, clientes e fornecedores, está caminhando a passos constantes e sendo considerada um fator importantíssimo e decisivo para a geração de negócios perenes e com resultados absolutamente crescentes.  

 

Desse modo, é relevante termos a consciência de que toda a sociedade pode ser beneficiada através da ética aplicada dentro da empresa. Como você, percebo também que é notório o resultado das companhias que agem dentro dos padrões e comportamentos éticos, chancelando sua verdadeira atitude,valorizando e respeitando a cadeia de relacionamentos existentes.

   

Essas atitudes escancaradas por toda a empresa e em todos os níveis hierárquicos, podem ajudar a companhia na tomada de decisões, principalmente no equilíbrio do comportamento das relações da base “ECC” (empresa-colaborador-cliente). Quando bem claros, os valores éticos tendem a direcionar a maneira pela qual as empresas administrarão os negócios e como será a relação do dia-a-dia para a tomada de decisões.

 

Recomendo, portanto, quando ao tomar decisões, o senso de valor e o respeito às crenças da companhia sejam um predicativo decisivo como premissas inegociáveis para a perpetuidade do negócio e da empresa.

 

Posso afirmar com muita tranqüilidade que este conjunto ético colocado em prática com simplicidade e transparência sempre foi e será uma poderosa ferramenta de gestão empresarial. Quanto mais simples e verdadeiro o posicionamento das empresas, mais fáceis tornar-se-ão as relações.

 

No mundo corporativo a ética deve ser constantemente discutida e disseminada em sua base piramidal. A ética pressupõe verdadeiramente que seus colaboradores seguirão à risca a escolha feita pela empresa para se relacionar com o seu mercado-alvo e que se essa atitude destoar desse credo ou vice-versa, então, está na hora de buscar um novo caminho.
 
Teleabraços,
 
Júlio Xavier

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A Ética como essência das relações



Que bom que o comportamento ético está em voga! As relações de negócios entre empresas, fornecedores, clientes e colaboradores são permanentemente fruto de discussões respeitosas e permeadas por valores éticos. Você acredita nisso?

Para os gregos, a ética era interpretada como um termo genérico que designava tudo aquilo descrito como ciência da moralidade, ou seja, morada da alma. Tudo aquilo que era suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal.

Na definição acadêmica, a ética – palavra originada diretamente do latim (ethica) e indiretamente do grego (ethiké) – é um ramo da filosofia e um sub-ramo da axiologia (do grego: valor, dignidade), que estuda a natureza do que é considerado adequado e moralmente correto.

No mundo empresarial, a ética pode ser entendida e definida como um valor da organização que assegura sua sobrevivência, sua reputação e faz com que crie um diferencial competitivo, respeitado e admirado pelo mercado e que, conseqüentemente, irá impulsioná-la para a geração de resultados confiáveis.

Há algum tempo, muitas organizações têm se preocupado fortemente com a conscientização e a disseminação de sua missão, sua visão e, principalmente, permeando suas ações em seus valores éticos e nas suas crenças.

A atividade empresarial baseada na ética em toda a cadeia de relacionamentos, quer sejam com seus funcionários, clientes ou fornecedores, está caminhando a passos constantes e sendo considerada um fator importantíssimo e decisivo para a geração de negócios perenes e com resultados absolutamente crescentes. 

Desse modo, é relevante termos a consciência de que toda a sociedade pode ser beneficiada através da ética aplicada dentro da empresa. Como você, percebo também que é notório o resultado das companhias que agem dentro dos padrões e comportamentos éticos, chancelando sua verdadeira atitude, valorizando e respeitando a cadeia de relacionamentos existentes.

Essas atitudes escancaradas por toda a empresa e em todos os níveis hierárquicos, podem ajudar a companhia na tomada de decisões, principalmente no equilíbrio do comportamento das relações da base “ECC” (empresa-colaborador-cliente). Quando bem claros, os valores éticos tendem a direcionar a maneira pela qual as empresas administrarão os negócios e como será a relação do dia-a-dia para a tomada de decisões.

Recomendo, portanto, que quando tomar decisões, o senso de valor e o respeito às crenças da companhia sejam um predicativo decisivo como premissas inegociáveis para a perpetuidade do negócio e da empresa. Posso afirmar, com muita tranqüilidade, que este conjunto ético, quando colocado em prática com simplicidade e transparência, sempre foi e será uma poderosa ferramenta de gestão empresarial. Quanto mais simples e verdadeiro o posicionamento das empresas, mais fáceis tornar-se-ão as relações.

No mundo corporativo, a ética deve ser constantemente discutida e disseminada em sua base piramidal. A ética pressupõe verdadeiramente que seus colaboradores seguirão à risca a escolha feita pela empresa para se relacionar com o seu mercado-alvo e que, se essa atitude destoar desse credo, ou vice-versa, então, está na hora de buscar um novo caminho.

Júlio Xavier, economista com MBA em marketing pela USP é  articulista da Revista Cliente SA e Coordenador do MBA Excelência no Relacionamento com Clientes junto ao Ibmec SP. E-mail: [email protected]

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