COO da Livo fala da transformação do acesso à visão no Brasil com inovação e modelo de centralidade no cliente
Com uma trajetória marcada por quase duas décadas no varejo ótico, a Livo tem passado por uma profunda transformação estratégica desde a aquisição pela Lentesplus, em 2022, apostando fortemente em tecnologia e na experiência dos clientes. O desafio central é simplificar a jornada de compra, empoderando o cliente para fazer escolhas mais assertivas, ao mesmo tempo em que a marca se prepara para uma expansão agressiva via franchising, saindo de 17 lojas para mais de 500 nos próximos cinco anos em todo o país. Nesse contexto, a incorporação de optometristas nas lojas surge como a maior disrupção do mercado ótico brasileiro, ampliando o acesso à saúde visual, reduzindo barreiras de tempo e custo, conforme assegurou Fernanda Milred, COO da Livo, hoje (05), na 1276ª edição da Série Entrevista ClienteSA.
Com uma experiência de mais de 20 anos no varejo, principalmente com franquias, a executiva iniciou a conversa contando que participa do grande desafio de reposicionar a Livo como uma empresa que embarca muita tecnologia em óculos de sol, lentes oftálmicas e lentes de contato, bem como transformar a jornada de compra desses produtos, empoderando o consumidor para facilitar a sua escolha. “Junto a isso, cabe a mim, ajudar na expansão da empresa em todo o País, partindo das 17 lojas atuais para mais de 500 nos próximos anos, dentro do sistema de franchising, motivo principal pela qual fui contratada.”
Aproveitando uma questão da audiência,a COO destacou que a incorporação de optometristas nas lojas é a maior disrupção do mercado de ótica no Brasil. “Dificilmente ocorrerá outro momento igual a esse no segmento, pois o Brasil e a França são os únicos países onde os exames de acuidade visual, refração e adaptação de lentes ainda são feitos em um consultório médico. No resto do mundo, isso já, há um bom tempo, é feito diretamente nas óticas. Levando-se em conta que o País conta hoje com apenas 16 mil oftalmologistas para dar conta de toda a população.”
Em cima disso, ela disse que o maior propósito da Livo é dar acesso à visão ao maior número de pessoas possível. “Com o optometrista dentro da loja, o consumidor ganha tempo, já sai com a receita sobre que lente necessita, a custo zero, e sem obrigação nenhuma de resolver o problema comprando conosco. E quando ele decide resolver ali mesmo a aquisição, entregamos o produto com muita rapidez.”
A executiva detalhou onde esse serviço de optometria nas óticas já está liberado, acrescentando que isso em breve deve ser permitido em todo o País. Fernanda também falou sobre o software proprietário utilizado pela empresa para mostrar qual a melhor lente para cada consumidor e os motivos, além de descrever o quadro de inovações que devem surgir nos próximos anos, inclusive com a inserção de inteligência artificial no setor.
O vídeo, na íntegra, está disponível no nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1275 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 4,1 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Entrevista ClienteSA encerrará a semana, amanhã (06), com o Sextou, que debaterá o tema “Varejo: Por que o tom da NRF 2026 foi um chamado para focar no agora?”, reunindo Cecília Ligiéro, diretora de marketing, vendas e inovação da Ancar, Mariana Tahan, diretora de marketing da Wake e Juedir Viana Teixeira, diretor-presidente da JTB Consultoria e presidente do Conselho de Varejo.





















