Aline Garcia, diretora de relacionamento e experiência do cliente da Onze

A transformação da experiência na previdência privada

Diretora da Onze expõe de que forma a fintech vem reinventando a experiência em um mercado tradicional dominado por grandes bancos

À frente de saúde, família e trabalho, a preocupação com o dinheiro é o que mais estressa o brasileiro, levando-o a problemas de ansiedade e depressão. Essa constatação faz parte de um estudo realizado, há quase três anos, pela Onze. O dado reforça o propósito da fintech especializada em previdência privada corporativa e saúde financeira, fundada e 2019, de minimizar esse problema. Atuando em um mercado que tem um share de 95% nas mãos dos grandes bancos, a empresa tem movimentado o segmento com a criação de uma plataforma tecnológica que ajuda os RHs na gestão do benefício. E do lado dos colaboradores das empresas clientes, além de entregar um aplicativo, ela oferece um time de consultores financeiros para atendimento por videoconferência, com o propósito de auxiliar na administração do dinheiro.  Esse quadro foi compartilhado por Aline Garcia, diretora de relacionamento e experiência do cliente da Onze, ao participar, hoje (20), da 1090ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

Logo de início, Aline já situou que, antes da Onze, o mercado de previdência privada corporativa vivia em um ambiente bem analógico, com burocracia dificultando a gestão feita pelo RH. “Assim, com muita tecnologia, chegamos oferecendo um aplicativo completo facilitando demais a vida do colaborador da empresa que aderiu ao nosso plano. Na palma da mão, ele consegue realizar toda a experiência, que é personalizada, com apoio de consultores financeiros. E, para os RHs das empresas, fazemos uma enorme diferença, porque entregamos uma plataforma digital que facilita a gestão do benefício, com dados estratégicos, tendo à sua disposição um gerente de conta para colaborar em todo esse processo. Ou seja, solucionamos uma das maiores dores desses gestores que tinham que lidar com número enorme de detalhes pelo sistema antigo.”

Segundo a executiva, o principal propósito da fintech é apoiar as empresas no cuidado com o bem estar financeiro dos colaboradores. Até porque, há cerca de três anos, a empresa realizou um estudo que mostrou ser a preocupação com dinheiro a maior causa de estresse para 54% dos entrevistados, seguido por família (17%) e trabalho (8%). “Ou seja, a questão financeira representa uma carga mental pesada para os brasileiros. Percebemos que estão ainda muito desassistidos nessa área, levando-nos a assumir essa missão de ajudar a minimizar o problema.”

Estando na fintech há pouco mais de um ano, Aline afirmou que chegou com o propósito de oferecer uma experiência de encantamento para os clientes, aproveitando seus 10 anos de vivência na área. Ela afirmou que iniciou a implantação de uma cultura de centralidade do cliente, “de forma que tanto o RH como o colaborador da empresa se sintam acolhidos e bem cuidados”. Para a diretora, é importante garantir que a visão do cliente seja levada não apenas para a área de atendimento, mas alcance a empresa como um todo, desde quem está desenhando o produto até os times de tecnologia, o financeiro, etc. “É uma satisfação poder ser a porta-voz do cliente junto à organização, potencializando essa cultura que já existia ali dentro. É uma troca muito grande entre as áreas e aproxima todos os setores dos problemas vivenciados por quem está no front do atendimento.”

Perguntada se Onze tem contato direto com o colaborador da empresa que optou pelo benefício, ela respondeu que sim, interagindo de forma ativa e receptiva por meio do aplicativo, com um time dedicado à sua jornada. “Enquanto uma outra estrutura, e esse é o nosso grande diferencial, formada por consultores financeiros, pode ser acessada pelo usuário, sendo atendido por videoconferência, podendo tirar todas as dúvidas e dando um direcionamento mais claro dentro da sua realidade.” Depois de detalhar a complexidade que há na escolha de um plano e previdência e como a Onze resolve essa questão, a executiva falou da parceria com a Icatu, que ajuda na reinvenção desse mercado, permitindo concorrer com os grandes bancos, que não têm a previdência privada como core, entre outros assuntos.


O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1089 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,5 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA encerra a semana com o Sextou, que debaterá o tema “Marketing de afiliados: Um caminho mais estratégico para chegar ao cliente?”, reunindo Laila Martins, CEO do Saber em Rede, Rodrigo Genoveze, diretor-geral da Awin para América Latina, Kaio Henrique Caldas, gerente de afiliados do Magalu, e Augusto Parra, gerente de Client Services da Rakuten Advertising.

Deixe um comentário