Americanas apresenta novo programa de fidelidade

Iniciativa fortalece relação da varejista com seus consumidores, apostando em personalização, benefícios exclusivos e quatro possibilidades de acumular pontos

A Americanas anunciou o lançamento do “Cliente a”, novo programa de fidelidade que chega ao mercado como um dos pilares da transformação da marca. “Nossa companhia, que já conta com a maior capilaridade varejista do país, se propõe a transformar a experiência de compra em uma jornada personalizada e ainda mais recompensadora, conectando seus 50 milhões de consumidores a um ecossistema de benefícios tangíveis e recorrentes”, explicou Tiago Abate, VP de clientes da Americanas.

Desenvolvido para fortalecer o relacionamento com o cliente e impulsionar a rentabilidade da operação, o “Cliente a” oferece quatro caminhos para acumular pontos: missões personalizadas com vantagens exclusivas baseadas no perfil do cliente, acessadas via aplicativo do programa; pontuação por produto, acumulando 1 ponto a cada item da cesta, em compras a partir de R$25, limitada a 20 pontos; na segunda compra do mês, clientes que retornarem à loja e realizarem uma compra a partir de R$50 receberão 100 pontos extras, durante o período de lançamento do programa, podendo ser estendido por prazo indeterminado; e oferta de pontos em produtos selecionados (ex.: “Compre Escova Secadora e ganhe 10 pontos”), que será implementado ao programa posteriormente.

De acordo com Abate, crescimento e digital, arquitetura de pontuação e jornada de compra foram planejadas para garantir que o cliente consiga sempre ter um novo resgate. “A ideia é oferecer um ecossistema completo de benefícios ao nosso cliente. Além dele já encontrar tudo que ama em um só lugar, queremos que se sinta verdadeiramente recompensado e isso se reverta em mais presença e recorrência nas nossas 1500 lojas, enquanto a companhia alcança ganhos em rentabilidade essenciais para o novo momento de eficiência que vivemos”.

O programa foi pensado para impulsionar a recorrência, a rentabilidade e o vínculo emocional com a marca. “Pensamos desde o início na necessidade de compras cada vez mais fluidas e um engajamento contínuo, mas que também fizesse sentido e revertesse em benefícios ao nosso consumidor”, garantiu o executivo.

O sistema, que também conta com um suporte de atendimento dentro do app, foi construído por algoritmos que vão considerar o perfil de compra de cada cliente. Segundo o VP, “as missões vão incentivar compras cada vez mais fluidas e com engajamento contínuo, fazendo sentido e trazendo benefícios ao nosso consumidor que desejar aderir ao ‘Cliente a’”.

Projetado para ser eficiente na forma de uso dos dados e tecnologia, o aplicativo promete uma jornada simples, segundo o diretor de inteligência de clientes, Ivan Bonfanti, responsável pela implementação do “Cliente a” nos últimos meses. “A arquitetura do programa combina algoritmos de recomendação e segmentação capazes de mapear perfis de clientes e traçar sugestões de compras e bonificações aderentes. Queremos transformar a relação com o consumidor em algo contínuo e inteligente”.

Para participar, basta se cadastrar no aplicativo “Cliente a” exclusivo e já disponível, para Android e iOS, e identificar-se com o CPF no momento da compra. O cadastro garante 20 pontos de boas-vindas e permite o acompanhamento do saldo, extrato de compras e missões disponíveis. O programa de fidelidade “Cliente a” já estará em funcionamento em todas as lojas físicas da Americanas no país, a partir do dia 31 de outubro, a tempo de os clientes conseguirem acumular pontos nas compras de Black Friday.

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