Toda vez, lembro da “maldição do CRM”
60% das empresas que iniciam nesta estratégia desistem antes de colocar em pratica, somente 40% seguem em frente!
A pergunta então PORQUE?
ESTRATEGIA VENCEDORA! COM RETORNOS EXCELENTES!
FERRAMENTAS DE TECNOLOGIA EXCEPCIONAIS!
Costumo dizer em minhas consultorias e palestras, que de nada adianta uma super equipe de Formula 1, com os melhores carros; se nao tiver um bom engenheiro e um excelente piloto! e saber aonde quer chegar ao final do campeonato.
CRM, na minha opinião (e de muitos profissionais que conheço ):
UMA ESTRATEGIA DE NEGOCIOS SUPORTADA
POR UMA FERRAMENTA DE TECNOLOGIA
Quando este conceito nao e aplicado, mais e mais engorda a estatística dos 60%
Para nao ser mais um atingido pela maldição, vou repassar alguns conselhos gratuitos:
1. Antes de iniciar um projeto de CRM, tenha muito bem definido
ONDE QUER CHEGAR COM SUA ESTRATÉGIA DE CRM?
VOCE E SUA EMPRESA ESTAO PREPARADOS?
QUAIS SAO SEUS OBJETIVOS ESPERADOS?
SEUS COLABORADORES ESTAO PRONTOS?
CRM e uma jornada, nao ficara pronto em dias, nem em meses, talvez em anos…
Se nao souber aonde quer chegar, nem de o primeiro passo…
Nesta hora que muitas empresas pecam, por acreditar que precisa implementar porque as empresas que o fizeram estão tendo resultados muito melhores que os seus.
2. A estratégia de CRM, se enquadra e atende seu modelo de negocios?
Marketing de Clientes x Marketing de Massa?
Ter a gestão do relacionamento de seus clientes com sua empresa da muito mais trabalho do que produzir, fazer propaganda e tentar vender!
3. Qual o nivel de complexidade de seus processos internos (ERP)?
A escolha da melhor ferramenta depende muito de como sera feita a interação entre seu ERP e a ferramenta de CRM.
4. CRM depende de colaboradores, capacitados, treinados e comprometidos com a filosofia de atendimento diferenciado, QUAL O PERFIL DE SEUS COLABORADORES?
Se nao sabe as respostas, procure ajuda!
Antes de investir muito $$, contrate uma consultoria de NEGÓCIOS antes.
Alguém que ira te ajudar a construir seus objetivos e que no futuro será a “tradutora” entre sua empresa e a empresa de software escolhida.
Esta empresa ira ajudar a traduzir onde voce quer chegar para a empresa de software e dela vai traduzir para voce o que pode ser feito, como e o que voce e sua empresa ira ganhar com isso.
Vai sair muito mais barato, do que depois contrata-la para
arrumar a casa toda bagunçada.
Trabalho com CRM desde 1999 no Brasil e posso garantir que CRM e uma estrategia de negocios vencedora e com resultados maravilhosos nas empresas por onde passei, mas implementa-la nao será so comprar uma ferramenta de tecnologia e chamar seu time de TI para configura-la.
“O mundo e um mar de oportunidades, mas vc precisa saber nadar”
Marcos F. Mazza
MZ Mazza Consultoria e Capacitacoes
www.mfmazza.com