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As dez tendências do mercado para 2010





A JWT lançou o estudo “Work in Progress – 10 Trends for 2010”, um documento que traz as 10 tendências da sociedade de consumo para o próximo ano.

Uma delas é a aceleração da mudança de força política e econômica do mundo para as nações do chamado BIC, que compreende Brasil, Índia e China (com a Rússia um pouco atrás neste processo).

“As empresas não apenas mudarão seus recursos para o Novo Mundo, mas olharão para esses mercados para encontrar produtos mais lucrativos e com preços menores, que poderão substituir concorrentes nos mercados desenvolvidos”.

O texto fez referências ainda ao efeito psicológico da vitória do Rio de Janeiro na disputa pelo direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2016.

“Enquanto sambistas, freqüentadores de praia e fãs do esporte enlouquecidos comemoravam com bandeiras, no hemisfério norte, habitantes de Chicago estupefados sentiam a derrota. Todos sentiram que os pólos da Terra estavam invertidos. O Brasil, e não os Estados Unidos, estava no topo”.

Para a JWT, a vitória parece ser um símbolo dessa mudança da influência econômica, já que a China deverá crescer 11,9% em 2010 e o Brasil outros 4,5% no ano que vem, enquanto a União Europeia terá alta de 0,7% e os Estados Unidos de 1,5%.

Confira as 10 tendências da JWT:


Busca pela estabilidade – consumidores esperam para ver sinais mais fortes de estabilidade para voltar a gastar


Leitura do rodapé do anuncio – detalhes das embalagens e letras pequenas em anúncios serão mais notadas


Transparência máxima – pessoas demandarão informações sobre ingredientes, calorias, emissão de carbono por causa da produção e fontes dos produtos.


O diabo veste embalagem – com o foco da sociedade no custo ecológico de embalagens, as marcas irão mudar para soluções recicladas, de reuso, etc.


BIC – Brasil, Índia e China estão emergindo mais rápido do que nunca, sob os pontos-de-vista econômico e político.


Fluxo da inovação – os produtos criados em mercados emergentes estão invadindo o mundo desenvolvido, onde já são considerados alternativas mais simples e baratas


Novas ferramentas para um mundo mais idoso – proliferação de produtos e serviços para a terceira idade, que quer viver de maneira independente pelo máximo de tempo possível.


Vida em tempo real – a internet move a percepção do que é ser atual para o “exatamente agora”


Importância do local – com tecnologia de mapas e dispositivos móveis, a conversa das marcas deverá entender onde o consumidor está, o que ele faz e o que ele pensa naquele momento.


Fluência do visual – o processo de mudança das palavras para as imagens irá acelerar, e veremos novas maneiras de explicar e dar luz a assuntos complexos.

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