CEO da Kayak abre os trabalhos do segundo dia no EEC



Após as pré-conferences de ontem, o Email Evolution Conference começou de fato hoje, com a abertura pelo Keynote Brian Harniman da Kayak.com, site especializado em pesquisas de ofertas de itens relacionado à viagens. Ele administra a empresa com mãos-de-ferro, buscando eficiência total em sua equipe de apenas 85 pessoas. Apresentou, também, o rígido programa que vem conduzindo para o aprimoramento de suas campanhas online. Como exemplo, tem feito análise aprofundada e definição clara dos públicos alvo, a fim de aumentar a relevância de sua comunicações, bem como um trabalho completo de re-design de suas peças. Brian não é um grande Keynote, mas mostrou, com competência, sua obstinação em fazer da Kayak o maior site de search do mundo em sua área.


Já Jay Schwedelson, da Worldata, fez uma palestra em que mantém seu estilo de trazer ao EEC números de mercado. Muitas vezes os números precisam ser analisados em um contexto mais amplo, para que se possa validá-los, mas Jay apresentou alguns dados interessantes: 48% dos decisions makers lêem seus emails em PDAs. O uso de personalizações por segmento nos subjects, aumenta as taxas de abertura em 42%, em média (ex. Relatório exclusivo para CFOs).


A seguir, assisti a palestra Measurement  at  Every Stage of an Email Campaign, em que duas empresas apresentaram seus cases de como conduzir programas de mensuração eficientes. A moderadora da palestra consolidou o trabalho no me chamou de 5 passos para implementação de programas de mensuração eficientes: 1- colete o máximo de dados possível de todos os sistemas disponíveis envolvidos nas campanhas; 2- entenda os dados em profundidade, o que significam e faça com que sua empresa tenha a mesma visão sobre cada métrica coletada; 3- correlacione os dados, acompanhando sua evolução através de diversas campanhas e contra o plano de metas; 4- tire lições das análises efetuadas – ex. caso haja alta taxa de optout, calcular o que isto representa de perdas para sua empresa (monetize it!) e utilizar isto como forma de fomentar as boas práticas.


Complementando, a próxima palestra tratou de técnicas de gerenciamento de listas, em que apresentaram desde algumas estatísticas, como: 25% dos optins são coletados em campanhas off-line, passando por dicas de como coletar emails nos websites para evitar ao máximo erros de digitação; até o que chamaram dos 6 Cs do optin: 1- Consent, 2- Choice, 3-Clarity, 4- Confirmation, 5- Control, 6- Confidence.


Ao final do dia tive oportunidade de conversar com Ken Ebeling, Senior Vice President da DMA/EEC, que demonstrou seu entusiasmo com a participação do grupo de brasileiros no evento. Também, se mostrou muito positivo em relação ao crescimento do mercado de email marketing, com integração aos demais canais online, entendendo ter o Brasil um enorme potencial de crescimento nesta área.


Edson Barbieri


CEO da Frontier Digital Business


Conselheiro e Diretor de Email Marketing da ABEMD.


 


[email protected]


@FrontierDB

www.frontier.com.br

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