Para começar a explicar o quê é Cloud Computing ou Computação nas Nuvens basta entender o próprio princípio da internet. Todos os emails dos maiores provedores (gmail, Yahoo, hotmail, ig, etc) quando disponibilizam uma conta para o usuário, seja gratuita ou paga, armazenam todos os dados dos usuários em grandes computadores denominados servidores. Isso faz com que o usuário não precise salvar em seu computador seus emails, arquivos, musicas ou fotos, pois de qualquer lugar do planeta onde se tenha uma conexão com a internet, esses dados estarão nesses servidores que estão espalhados e interconectados
Com o avanço tecnológico os acessos a internet foram ficando mais rápidos e esses servidores foram se tornando cada vez menores e com maior espaço de armazenamento, podendo inclusive em um mesmo hardware disponibilizar servidores virtuais separados, mas com total segurança. Os espaços para armazenamento passaram de Mega para Giga e as empresas começaram a explorar esses “espaços” de outra maneira. Criaram-se sites de download, redes sociais, youtube, que são milhares de informações armazenadas em servidores para o usuário de internet.
Como Cloud Computing é baseado no SaaS – Software as a Service (Software como Serviço) o usuário não precisa comprar servidores, licenças ou até mesmos os computadores para executar, basta pagar um valor periódico pelos tipos de serviço.
O quê ajuda a tornar o fornecimento como SaaS mais atrativo:
1. Diminuem custos com licenças: Empresas que tinham uma licença por usuário de determinado serviço, pagam apenas as licenças que usarem ou diminuem o número de licenças. Ex.: Onde se tinham 200 licenças SAP, pode se baixar para 20, pois as licenças não são por usuário, mas ficam no servidor disponível para o usuário que entrar naquele momento.
2. Custo e tempo com mão de obra de Service Desk local diminuem, pois são absorvidas na sua maioria pelo modelo de serviço.
3. Muitas soluções que antes eram buscadas separadamente no mercado, já estão sendo disponibilizadas prontas por esses grandes fornecedores, como para o mercado Saúde (Heathcare), financeiros ou compras/vendas online, etc.
4. Compartilhamento de dados se torna mais fácil, uma vez que todas as informações estão no mesmo local.
5. Disponibilidade do serviço aumenta, uma vez que os fornecedores possuem servidores e em alguns casos até serviços replicados em diferente Data Centers de locais distintos.
6. Upgrades de software e até troca de maquinas são periódicas de acordo com o contrato. Atualizações de antivírus e alguns sistemas de segurança são atualizados diariamente.
Algumas empresas com soluções Cloud Computing atuando no Brasil com data Center: Dell, IBM, HP, Telefônica | Vivo.
Olá, Gledson!
Boa explicação!
Utilizo este tipo de serviço e é muito bom! Além de econômico, permite muita mobilidade para o meu sistema, pois posso migrá-lo de um servidor nos EUA para um no Brasil de forma absurdamente fácil e rápida!
Nosso negócio é inovar no setor de cobrança!
Se puder dar uma olhada e sugestões, segue nosso site: http://www.papadividas.com
A negociação coletiva de dÃvidas gera benefÃcio para todos os envolvidos no processo de cobrança!
Grande abraço!