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Culture Next: Spotify lança Relatório Anual de Tendências da Cultura

Spotify
é o serviço de streaming de música,
podcast
e vídeo mais
usado em todo o mundo. Com modelo freemium, fornece conteúdo protegido de
conteúdo provido de restrição de gestão de direitos digitais de gravadoras
e empresas de mídia.

O
serviço tem um site, Spotify For Brands, voltado para o mercado de marketing e
publicidade, no qual pode-se discutir objetivos para descobrir como o serviço
pode impulsionar resultados, pode-se usar uma plataforma self-serve para criar
e gerenciar campanhas de áudio e até acessar públicos e inventário premium.

A
novidade agora é a disponibilização de uma pesquisa feita em parceria com a
agência Culture Co-Op para entender melhor o que está no horizonte em
tecnologia, moda, música, esportes e mais (ou seja, Cultura) através das lentes
das gerações: Gen Z (15-24 anos) e Millennials (25-34).

Para um mergulho profundo no
relatório e para baixar o white paper, vá ao site SpotifyforBrands.com.
E dê uma olhada em alguns destaques da pesquisa em relação à Geração Z.

Traço
1: Conexões Emotivas

 Os membros da Geraação Z estão em contato com
seus sentimentos e entendem a importância de expressá-los e abordá-los.

Cada geração jovem reivindicou alguma medida
de melancolia. Os “Gen Zers”, no entanto, abordam ativamente seus sentimentos –
 muitas vezes por meio da música, e
especificamente por meio de suas “playlists de bolsas” (sim, bolsas) de músicas
tristes. E eles não estão apenas ouvindo essas playlists em 45% ano após ano,
mas 49% dos participantes do estudo disseram que compartilham seus sentimentos
de tristeza e solidão. Não é de admirar que “In My Feelings” de Drake tenha sido um sucesso.

Traço
2: Vidas Nômades

A Geração Z acredita que a música permite que
as pessoas se conectem umas às outras e a diferentes culturas. Eles ouvem mais
música internacional do que qualquer outro grupo demográfico.

Mais da metade dos participantes do estudo
disseram que são amigos de alguém de outro país online. Portanto, não é
surpresa que estejam alimentando a mania do K-Pop. O K-Pop rapidamente se tornou um dos 10
gêneros mais difundidos em todo o mundo, forjando laços internacionais entre os
ouvintes, provavelmente por causa de seu estilo otimista, inspirador de
corações e mistura lírica de coreano e inglês.

Traço
3: Atração Subliminar

A Geração Z anseia pela descoberta. Encontrar
coisas novas, ideias, músicas, podcasts, hobbies e experiências faz com que
eles se sintam bem.

Eles acreditam que qualquer um em qualquer
lugar tem o poder de quebrar a bagunça da mídia social e se tornar um influenciador.
Quanto mais relacionável uma pessoa é (digamos, um apresentador de podcasts),
mais confiança e influência ela ou ele gera – gerando descobertas e, portanto,
felicidade. Uma pesquisa anterior confirma isso. 72% das pessoas entrevistadas
em 2018 disseram que a descoberta aumenta a felicidade – então, dê a elas algo
novo e autêntico.

Traço
4: Política Pop

A Geração Z quer fazer
parte da conversação política – e seu acesso contínuo à tecnologia e a todos os
tipos de conteúdo permite que eles se envolvam de uma maneira que nenhuma
geração teve anteriormente.

Podcasts que misturam estilo de vida e
política estão no topo das paradas. 66% dos entrevistados disseram que esperam
que as marcas façam parte do debate, promovam valores progressistas e
desempenhem um papel mais significativo na sociedade. “Nossos olhos foram
abertos para a falta de liderança por aqueles em posições de poder”, diz a
estrela pop canadense Alessia Cara” e por sua vez, muitos de nós tiveram que
dar um passo em seu lugar”.

Trait
5: Som Onipresente

A Geração Z pode parecer
obcecada com suas telas, mas valoriza o áudio como uma fuga da sobrecarga de
estímulo visual.

 O áudio não é apenas ruído de fundo,
disse 50% dos entrevistados do estudo;  desempenha um papel enorme em suas rotinas.
Então o silêncio também pode valer ouro também. Para aumentar a conscientização
sobre o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, a Marie
Claire realizou uma campanha de 30 segundos de silêncio no Spotify. Ouvintes
presumiram que houve uma falha e olharam para seus telefones, apenas para ver
uma mensagem, explicando o perigo de ficar em silêncio sobre a violência.
Comunicações poderosas e impactantes como essa deixam uma impressão duradoura
com a Geração Z.

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