Desenvolvimento de Carreira Através do Modelo V.I.P. – Parte 2



No artigo anterior analisamos o acrônimo vip e desenhamos a proposta do desenvolvimento de carreira através do modelo V.I.P Corporativo. Os três primeiros aspectos avaliados foram Valores, Imagem e Performance como fatores primordiais no processo de construção de uma marca com presença corporativa,  identidade própria e diferencial que agreguem valor e competitividade no desenvolvimento profissional.


Os próximos três aspectos relevantes no modelo V.I.P Corporativo são Visão, Inconformismo e Proatividade. Visão por ser uma síntese do propósito, pois é ela que molda o olhar e o querer criar o futuro mesmo sem ter garantias que se realizará. Mas, para criar o futuro é preciso ter um nível mínimo de contestação ou discussão de idéias, é não se conformar com algo que não faz bem. Inconformismo é uma maneira de querer crescer, é acreditar que sempre haverá algo melhor. É esse sentimento que desperta em nós o desejo da renovação, a vontade de descobrir nova pratica e de se reposicionar. Esse processo contribui para formar atores que atuem proativamente através de atitudes de contribuição, engajamento. Que sejam capazes de definir seus objetivos e metas, mas principalmente que possam identificar meios e mecanismos para medir seu próprio desempenho. 

 
Ainda considerando os conceitos de marketing na construção de uma marca que estimule, potencialize e ofereça visibilidade e também crie novas possibilidades, riquezas e vantagem competitiva na carreira profissional. Para tanto,  a construção dessa marca V.I.P não pode se concentrar apenas em aspectos criativos e visuais ou mesmo relacionais como fazem os “very important people”, aqueles que se sustentam apenas no ter amigos influentes e nomes tradicionais.

 

Uma carreira sustentada pelo modelo V.I.P tem que ter uma posição de melhor e maior valor  e não pode se limitar só em grafismo ou embalagem, diz respeito aos aspectos do SER. É preciso alinhar a forma como se trabalha e vive. Ter consciência do nível de conhecimento que possui e o quanto contribui no contexto em que atua. É necessário se predispor a ouvir os outros e aceitar suas idéias sem reagir ou criar barreiras, por favor, não confunda inconformismo com uma posição defensiva onde se contesta tudo e todos.

 

Não se conformar exige maturidade nas percepções, ações e reações. Para ser Proativo exige-se capacidade criativa, competência para gerar novas idéias ou sugestões que possa agregar valor a rotina de modo a contribuir com a produtividade e que seja capaz de trazer algo possível de ser incorporado à realidade, com originalidade nas idéias propostas de forma que surpreenda já que não tinha sido pensado e nem previsto, é preciso antecipar-se!


Ser proativo é ter autoconfiança, é acreditar em si mesmo, em seus valores, é ser coerente com seus princípios de ação e pensamento. É a capacidade de rever constantemente as atitudes, as ações e o ritmo no desenvolvimento, no alcance ou mesmo superação dos objetivos.


Quando se amplia o cenário considerando os aspectos proposto no modelo V.I.P libera-se o potencial da autorealizaçao, muda-se o foco do externo para o interno o que provoca uma maior dinâmica no posiconamento da carreira, já que carreira é a soma das experiências e realizações ao longo da vida. Expande-se a visão tornando-a mais holística onde o pensar, o sentir e o querer passam a ser a mola percussora do progresso, sendo este o maior valor de todas as partes no modelo V.I.P para o desenvolvimento de uma carreira.

Nas próximas edições continuaremos com esta série.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima