Dia do Professor II: JCTM e a sua USINA DE VALOR



 Clube do Livro no Twitter: www.twitter.com/BlogCDL

 

A segunda homenagem no Dia do Professor deste ano vai para uma pessoa com quem não tive a oportunidade (ainda!) de assistir aulas regulares. Mas já tive o privilégio de assistir algumas de suas brilhantes palestras, inclusive no HSM Expo Management, e por quem tenho uma admiração muito especial: José Carlos Teixeira Moreira.


 


Como se não bastasse ser um professor muito respeitado, José Carlos é um profissional exemplar, com muita experiência adquirida e extremamante carismático. Além disso, ele ampliou o conceito de “professor” e criou uma escola à sua própria feição – a Escola de Marketing Industrial (www.emkti.com.br), um centro de excelência empresarial com foco na troca de experiências no conceito que ele define como “criação de valor”.


 


Além de Presidente da EMKTI, ele é professor responsável pela cadeira de Marketing Industrial na FGV-SP e na Fundação Dom Cabral, em especial do PGA (Programa de Gestão Avançada), junto ao INSEAD (França).


 


O Marketing Industrial é uma filosofia que surgiu no Brasil em 1967, visando potencializar os esforços empresariais para a construção de riquezas. Uma função empresarial para promover alianças prósperas entre representantes de diferentes instituições que buscam “criar valor e crescer de maneira compartilhada”, segundo JCTM.


 


JCTM é também o criador e editor da revista “Marketing Industrial”, a única publicação nacional especializada no tema, além de autor de diversos livros.


 


Sendo assim, o Clube do Livro presta uma homenagem, na figura do professor José Carlos Teixeira Moreira, a todos os professores deste Brasil. Um país tão carente de educação básica mas, por outro lado, repleto de professores de competência exemplar nesta atividade fundamental para o desenvolvimento de uma nação.


 


No meu caso, espero retomar, em breve, as minhas atividades como professor.


 


 


Dica de leitura: “USINA DE VALOR”


 


Este é um livro que nos obriga a rever conceitos e ampliar nossa percepção sobre o mercado. No cenário atual, é fato de que o modelo da competitividade baseada em preço está falido. José Carlos propõe uma análise mais profunda sobre o real significado de “valor”, abandonando aquela visão simplista do “benefício que supera o custo”.


 


O real valor só pode ser percebido pelo cliente e fazê-lo perceber esse valor é obrigação da empresa. Esse é o grande segredo. Um valor gerado por detalhes que não custam nada, mas potencializam os resultados e geram mais lucros. O livro aborda a essência e os fundamentos da criação de valor em todas as suas dimensões, incluindo a importância da inovação, a paixão pelos clientes, o valor para o cliente e uma visão introdutória sobre o Capital de Valor.


 


Enfim, criar valor no foco dos clientes é o que mais interessa para o sucesso das empresas. Desta forma, podemos nos concentrar no valor gerado pelo compromisso com a evolução constante das pessoas e da empresa. Um livro que certamente vale a pena!


 


Um abraço,


 


Marco Barcellos


 


 

 

“USINA DE VALOR”


José Carlos Teixeira Moreira


Editora Gente (2009)


 

 

 

 Clube do Livro no Twitter: www.twitter.com/BlogCDL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima