Olá buscadores de rentabilidade,
Hoje quero falar de um assunto
bastante recorrente quando uma empresa quer melhorar a produtividade do time de
vendas: eliminar a quantidade de solicitações
ou reclamações de clientes recebidas pela área comercial.
É muito comum que o vendedor
acabe justificando a falta de resultados de vendas, dizendo que está gastando
muito tempo para tratar as reclamações e as solicitações dos clientes – e na
maioria das vezes, está mesmo. E consequentemente, por este motivo, não
consegue atingir a meta.
E, por outro lado, é muito
frequente ouvir do time do atendimento que os vendedores estão prometendo o que
não tem para entregar, e daí os clientes não param de reclamar no contact
center – e na maioria das vezes, esta é a realidade dos fatos. E vamos lembrar
do cliente, não é?! Enfim, é reclamação para tudo quanto é lado.
Como é possível dar uma solução para este conflito?
Fazer a gestão do contact center
sob o ponto de vista do negócio faz toda a diferença. É a visão do
gerenciamento do atendimento voltado para a satisfação do cliente, e também
para a satisfação do vendedor, que possibilita muita sinergia entre os times na
busca da satisfação total do cliente.
Mais do que definir os papeis e
responsabilidades entre os times de atendimento e vendas, a estratégia do contact
center deve estar orientada para as necessidades dos clientes e também da dos
vendedores. E não estamos falando apenas da necessidade de suporte técnico, que
é a necessidade mais comum (entendemos que é obrigação da área comercial
conhecer em profundidade o produto da sua empresa). É preciso disponibilizar
para o time de vendas uma gama de informações sobre status das solicitações dos
clientes. Mais, informar o andamento das solicitações, reclamações, o humor do
cliente ou até mesmo outras informações que foram capturadas pelo atendimento
no contato com o cliente, como por exemplo menção à concorrência, informações
contratuais ou interesse de novos produtos. É preciso que o time de vendas
interaja com o time de atendimento, alinhado às “dores” do time comercial.
É fundamental ir além de
relatórios do tipo “dedo duro” cheio de informações gerenciais. Também gostamos
destes! Mas é preciso cuidar do ecossistema da empresa, do bom relacionamento
entre a área comercial e a área de atendimento. Um precisa falar com o outro.
Existe uma linha muito tênue entre o cliente e o vendedor, afinal este é o
primeiro cliente da sua empresa. E é por este motivo, que o atendimento do
vendedor precisa ter mais ainda senso de urgência. O time de vendas precisa ter
acesso ao andamento das solicitações dos clientes através de um canal em que se
possa pedir ajuda e ser atendido rapidamente. É possível garantir tranquilidade na solução
dos problemas para que quando houver um novo encontro, entre o cliente e o
vendedor, esteja tudo resolvido.
E a tecnologia? É preciso? Bem,
esta possibilita uma disponibilidade e uma grande variedade de canais para que
o cliente, o vendedor e atendente possam “interagir”, além de garantir o
histórico das interações nestes canais. Ou seja, ter software ajuda muito na
qualidade das interações e na redução de custos. E há boas soluções no mercado.
No entanto, sem a visão adequada do negócio, nunca haverá uma convivência harmônica.
E por fim, dizem que quando, à mesa, a conversa é sobre o prato que se
está comendo, é porque a comida é realmente excepcional, ou como os guias
gastronômicos gostam de classificar, valem 5 estrelas. O mesmo, portanto, pode ser dito sobre a
conversa entre o cliente e o vendedor: se for sobre o atendimento da empresa, é
porque independente do preço, o produto vale muito a pena!
Você concorda ou discorda destas informações? Gostaria de compartilhar sua experiência conosco? Então deixe um comentário ou escreva um email para nós.
Excelente texto.
Texto verdadeiro.
muito bom!
muito bom!
muito bom!
testando 1.2.3.
Excelente texto.
Excelente texto
Delícia ler as histórias e matérias do Sarkis, além de muito instrutivas fazem a gente pensar um pouco neste mundo de “customer centers”
Parabéns Sarkis
Excelente texto!!! uma visão que realmente trás resultados… concordo com você… em poucas palavras disse tudo. PARABÉNS! !!