O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Guru da transmídia aposta no Brasil – mas o que é transmídia?

Ok, ok, é só um novo nome para o que se chamava antes de multimídia, ou de integração de mídias. E o tal guru é Henry Jenkins III, um americano de 51 anos, que criou o conceito de transmedia storytelling (contar histórias em várias
mídias) e, segundo o Adnews, “está plantando sementes dessa filosofia, influenciando
as mentes que construirão o futuro da mídia digital”.

O interesse no Brasil parece ser autêntico. “O Brasil tem tudo para se tornar um polo mundial de transmissão de
uma nova cultura transmídia, estou apostando nisso”, disse o “guru” em entrevista no Rio de Janeiro. A explicação é que o Brasil, apesar de suas dimensões continentais, conseguiu preservar
uma grande riqueza cultural própria, resistindo em parte à grande
pressão massificante que vem do Primeiro Mundo, especialmente dos EUA.

– Todas as cartas estão na mesa no lugar certo para que o país exerça
uma forte influência cultural na próxima década, ainda mais com a Copa e
as Olimpíadas, e a visibilidade mundial que terá. Aliado a isso está o
papel central que as novas mídias estão assumindo aqui – complementou o
autor de “Cultura da Convergência” .

Outro ponto que chamou a atenção do mestre foi o vasto potencial de
ações transmídia (que abrangem várias mídias) dirigidas ao “fandom”
existente aqui na terrinha.  (fan, o que? pois é, fandom é a palavra inglesa que
designa o conjunto ou a comunidade de fãs de um artista, ideia, livro,
filme, programa ou game).

Saiba mais…

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima