Olá Fanáticos,
É sabido
que se gasta mais para conquistar um “Novo Cliente” do que para manter,
cativar, fidelizar, engajar aquele que já é Cliente (já havia sido Conquistado).
Por isso,
fala-se muito em Encantar, deslumbrar, fascinar, maravilhar, de maneira a fazer
com que esse Cliente, jamais tenha motivos de sair, de procurar lá fora, o que
ele pode ter com a sua empresa.
Quando se
consegue isso, a Concorrência se torna irrelevante, um coadjuvante nesta novela
do consumo.
Mas falar é
fácil! Na prática, transformar em realidade esse discurso, requer Habilidade,
que é escassa, rara e limitada.
Estou
falando da Habilidade Sistemática, Processual e não da Falsa Habilidade, que
pontualmente gera lampejos de Encantamento, olhando apenas e tão somente os
Clientes que Reclamam. (obs: não estou dizendo que esses Tratamentos e
Clientes, não são importantes).
Porém, por
olharmos exclusivamente para esses Clientes, criamos e consolidamos nas
empresas a Cultura de que “preciso reclamar, para conseguir alguma coisa”. Quem
nunca ouviu dizer que basta falar com o atendimento da sua TV por Assinatura,
que quer cancelar, para conseguir um Bom Desconto? Isso também funciona com a
Telefonia Móvel, Fixa (ainda existe?), Internet, Companhias Aéreas, entre
outros exemplos que praticam a Política do “quem não chora, não mama”, ou
melhor, “só mama, quem chora”.
Reflita:
Reclamação
é Passado e ANTECIPAÇÃO é a Chave para o Encantamento.
E o que é
necessário para mudarmos esse cenário?
Precisamos
de Encantabilidade®.
Encantar +
Habilidade = Habilidade de Encantar = Encantabilidade®
Recorrendo
ao Aurélio, temos que:
·
Encantar é Exercer
suposta influência mágica. Seduzir; cativar; fascinar. Agradar extremamente. Provocar
irresistível admiração. Causar satisfação; agradar profundamente.
·
Habilidade é Característica ou particularidade daquele que é hábil; capacidade,
destreza, agilidade, qualidade, aptidão, tendência, vocação.
Com essa ajuda, podemos definir que “…Encantabilidade® é Habilidade para exercer influência Mágica,
agradando Profundamente, Gerando Satisfação e Provocando Irresistível
Admiração…“
UAU!
·
Conhece algum SAC
que faça isso?
·
Conhece alguma
MARCA que gere esse Sentimento?
·
Conhece
Profissionais que atuam assim na Linha de Frente dos Atendimentos no Brasil?
Esse Canal nasce para isso. Nasce
para trocarmos as melhores Práticas, Ressaltarmos as Empresas e os
Profissionais que estão fazendo a diferença, com o desafio de compartilhar
Dicas, Ideias e Conteúdos, para todos aqueles que assim como eu, possuem o
desejo de ver na prática, Empresas (com suas Posturas e Atendimentos) e
Profissionais, distribuindo Encantabilidade®, para este enorme mercado,
carente e desejoso por mudanças…
Vamos encantar?
Conte-me suas Experiências, suas
Angústias, seus Desafios, seus Objetivos e vamos juntos disseminar Encantabilidade®.
Acesse @encantabilidade e Curta minha Nova Página…
Abraços,
Alessandro Xavier