Olá,
Todo gestor precisa ter conhecimentos e habilidades para saber vender uma boa idéia – seja para o seu superior ou seus liderados – e nesse caminho, é muito importante saber preparar uma boa apresentação, com começo, meio e fim.
No entanto, tenho acompanhado algumas apresentações com alguns excessos. Não sei se a facilidade e a diversidade de recursos de animação do PowerPoint têm despertado o lado artístico de cada pessoa, mas é um tal de som de brecada de automóvel, luzes piscando, letras girando durante a apresentação que, muitas vezes, acabam desviando a atenção do conteúdo principal da apresentação. Isso não é bom!
Alguns efeitos podem ajudar a deixar mais leves e agradáveis as exibições, entretanto, o bom senso é fundamental. Avaliar o público alvo para se decidir sobre quais recursos e quanto se usar é uma boa medida.
Outro cuidado quando se estrutura uma apresentação: a intenção de se vender uma boa idéia não deve levar a exageros de conteúdos, supervalorização de resultados ou mostrar um mundo melhor do que ele realmente é. Otimismo sim, é importante, exageros tiram a confiabilidade daquilo que está sendo exibido.
Seja um gestor de idéias, propostas e conteúdos. Não gaste tempo com acessórios e maquiagem de ppts. O tempo gasto em uma apresentação deve ser o estritamente necessário, levando-se em conta que nosso tempo é sempre escasso.
Abraço,
Vladimir