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Nielsen vê forte sobreposição no uso de Internet e TV nos EUA

(matéria da Agência Reuters)

Cerca de um terço das atividades de Internet nos domicílios norte-americanos acontecem enquanto os usuários assistem à televisão, o que sugere que a velha mídia divide as atenções do usuário com a nova, em lugar de concorrer pela atenção dele, afirmou a Nielsen em relatório divulgado na sexta-feira.

O levantamento da empresa de medição de mercado constatou que os usuários mais intensos de Internet estão entre os mais dedicados telespectadores, dedicando mais de 250 minutos diários ao aparelho, ante os 22 minutos de televisão a que as pessoas que nunca usam a Internet em média assistem.

As constatações podem ser boa notícia para as redes de TV, que se preocupam com a perda de espectadores, e com eles verbas publicitárias, para a Internet. Também ajudariam a explicar o aparente paradoxo entre o aumento da audiência geral de TV em um período de igual ascensão para as novas mídias.

“O uso de TV é o mais elevado de todos os tempos, e no entanto há muito mais gente utilizando a Internet, e há curiosidade sobre essa divisão de tempo. Parte da resposta é que os dois usos são simultâneos”, disse Gary Holmes, porta-voz da Nielsen.

O relatório, o primeiro do tipo produzido pelo serviço de mensuração de audiência da Nielsen, se baseia em amostra de 3 mil pessoas, em mais de mil domicílios, durante o mês de maio.

O estudo não diferencia entre os tipos de uso de Internet nos quais os telespectadores mais se envolvem, ainda que as mais populares atividades online geralmente são buscas na Web, envio de emails e outros formas de comunicação por texto, e de compras, disse Holmes.

O uso de Internet em termos gerais continua a crescer fortemente, em um total de nove por cento nos 12 meses até maio, afirmou ele.

Mas o uso da TV ainda supera em muito as atividades online domésticas -127 horas mensais versus 26, entre aqueles que utilizam a Internet, com o uso de vídeos na Internet respondendo por apenas duas horas e 19 minutos mensais. Como grupo, as maiores usuários de serviços de vídeo online são as adolescentes, 82 por cento das quais os assistem

autor:
Steve Gorman

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