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Hoje em dia, não há nada mais “na moda” do que o Twitter. O microblog acaba de completar apenas quatro anos, e se tornou uma febre entre os usuários de Internet e Mídias Sociais. Mas afinal, o que é o Twitter e o que ele pode fazer por você?
Bom, uma dica do Clube do Livro para entender melhor o que é este serviço que desencadeou uma agitação que outros sites não geraram, e que possui uma taxa de crescimento impressionante, sugiro a leitura do livro “O Poder do Twitter“, de Joel Comm e Ken Burge.
A proposta dos autores não é simplesmente explicar o que é o Twitter mas, principalmente, apresentar idéias e demonstrar estratégias para abordar o mercado (seja ele qual for) de uma forma estruturada e eficaz, ou seja, utilizar a força desta aplicação para melhorar seus negócios através deste novo canal de marketing.
Joel Comm é considerado uma das grandes referências internacionais em Redes Sociais e Mídia Digital. Palestrante muito requisitado e consultor de marketing digital, é autor de outros livros na area como Click Here to Order e AdSense Code.
O co-autor é hoje seu principal parceiro de negócios – Ken Burge, que também é especialista em marketing online e presidente da Agência InfoMedia, após trabalhar por oito anos na Microsoft.
Além deles, o livro conta com o prefácio de Anthony Robins, presidente da Robbins Research International e autor dos livros Poder sem Limites e Desperte o Gigante Interior.
Como se não bastasse essa abertura, a edição brasileira ainda conta com dois reforços de altissimo nível: o prefácio de Demi Getschko, do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (nic.br), e o jornalista Ethevaldo Siqueira, que assina a Introdução da edição publicada em 2009. Um ótimo aperitivo para o “prato principal”.
Todavia, Comm e Burge iniciam sua viagem com um prólogo baseado em um “furo” jornalístico publicado no. Twitter: “Mumbai abalada por tiroteios” (26/11/2008). Esta notícia foi divulgada em primeira mão com fotos e notícias de um ataque terrorista devastador na Índia, que matou 30o pessoas e chocou o mundo. De quebra, abalou as estruturas da mídia tradicional, como a CNN e New York Times, disparando um processo que culminou com a redenção da mídia para o verdadeiro poder do Twitter.
No primeiro capítulo, os autores apresentam um panorama da Mídia Social de uma forma mais ampla, passando pelos diversos serviços, sites e aplicações do mercado mundial, até chegar no Twitter. Em seguida, mostram porque o microblog é tão poderoso, alguns casos de sucesso e a nova ordem mundial na rede: acesso instantâneo às pessoas inteligentes 24hs por dia.
Do capítulo 3 ao 5, eles apresentam os primeiros passos, dicas de como conseguir mais seguidores e até a etiqueta do Tweets (que são os posts de, no máximo, 140 caracteres).
A partir do capítulo 6, os autores entram no universo de marketing aplicado, explicando como conectar-se aos seus clientes, à sua equipe interna e como o Twitter pode ajudá-lo a construir a sua marca. Esta abordagem é muito prática e totalmente replicável. Eles falam sobre como criar uma história, montar o seu perfil, definir o seu estilo de Tweets e até como escrevê-los. E chegam ao detalhe de como influenciar e direcionar o comportamento de seus consumidores alvo.
O capítulo 10 é uma excelente referência pois apresenta diversas ferramentas de terceiros para medir, otimizar e amplificar sua atuação através de aplicações adicionais, como o TweetLater, Twitterrific, Twitterfeed, Twist e o TwittDeck, entre outras. Na sequência, ensinam a usar o microblog como uma poderosa plataforma de comunicação, e fecham esta parte prática com as considerações legais sobre o uso da ferramenta.
No capítulo 13, eles apresentam um plano de 30 dias muito prático e de fácil aplicação, que vai desde a criação até a otimização dos recursos e aferição dos primeiros resultados. O livro conta ainda com twitteiros famosos e um diretório com os principais twitteiros do planeta.
Enfim, o objetivo de Comm e Burge é sintetizar como incorporar a dinâmica do Twitter em suas estratégias de marketing para alçar novos vôos através desta ferramenta tão simples e, ao mesmo tempo, tão poderosa.
O “Poder do Twitter” é uma leitura simples e agradável, que você vai ler, reler e consultar por muito tempo. Mas acima de tudo, vai se familiarizar com a ferramenta, visando explorar uma nova forma de fazer negócios, além de formar e desenvolver sua rede de relacionamentos.
Não se preocupe: a discussão não é mais “se” você vai usar o Twitter. A única dúvida é “quando”.
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Um abraço,
Marco Barcellos
Joel Comm & Ken Burge
Editora Gente – 2009 (267 páginas)
Leia também:
ARTIGO: Revolução Digital (Ethevaldo Siqueira)
ARTIGO: A Bíblia do Marketing Digital (Cláudio Torres)