Olá,
Você já viu como é difícil recuperar os resultados de uma operação quando ela não é implantada corretamente?
É comum verificarmos já de cara elas despertarem os piores sentimentos nos contratantes, além de causar stress geral em supervisores, agentes e gestores das operações.
Todo processo de migração ou de implantação tem duas fases distintas, que parecem independentes entre si. Mas não são, muito pelo contrário.
A primeira fase considera as negociações e esforços para a implantação, geralmente com prazo inferior ao que seria necessário para se conduzir tudo como manda o figurino. Nesta fase, o objetivo é único: colocar a operação no ar até certa data. Para isso, muitas vezes suprimem-se atividades, simplificam-se treinamentos, flexibilizam-se exigências, enfim, tudo para se concluir no prazo. Iniciou a operação no prazo? Maravilha! Agora, vamos à segunda fase!
A segunda fase pode ser tranqüila – quando tudo corre bem e os resultados objetivados estão sendo alcançados – ou, pode ser muito complicada – quando os resultados não vêm. Geralmente quando a “pressa” prejudica o processo de implantação, a segunda fase é de tormento.
E quem perde nesse caso são todos os envolvidos, sem exceção, porque a empresa não colhe os resultados esperados. Se há prestador de serviço envolvido, a sua imagem fica prejudicada e os profissionais, muitas vezes perdidos no meio de um tiroteio, acabam tendo um aprendizado negativo que pode levar a um turnover antecipado.
Toda empresa deveria fazer um estudo de impacto antes de iniciar a implantação, sobre as consequências de se sacrificar determinadas atividades, exigindo a assinatura de alguém com responsabilidade para tal. Tenho certeza que poucos o assinariam se soubessem o quanto custa a correção de uma operação mal implantada. Isso quando essa correção é possível.
Escolher entre fazer uma implantação correta ou não determina se o caminho será de pedra ou de flores.
Abraço,
Vladimir
Vladimir,
Um dos maiores dificultadores de uma implantação é o fato de o cliente contratante não possuir processos definidos quando se trata de uma nova operação, principalemente as que envolvem legislação. No entanto, acredito que a parcela de culpa seja de ambas que, inicialmente, não avaliam os riscos e os respectivos impactos. Poucas empresas no mercado utilizam metodologias de implantação, elas sempre dão lugar às “metodogias financeiras” para aumentar faturamento e gerar receita.
Vladimir,
Complementando o post anterior, como transformar “Qualidade” e “Satisfação” em resultados mensuráveis ($)? Quais analises e calculos podem ser feitos para mostrar a companhia o benefício financeiro trazido pela elevação dos indices de satisfação de colaboradores e clientes, além da atuação com foco em Qualidade?
Abraços,
Anna