O comportamento não verbal durante o processo seletivo

Preparar-se para uma entrevista de emprego não é uma tarefa simples.
Além da ansiedade comumente sentida, existem outros fatores com os quais os candidatos devem se preocupar, como por exemplo: buscar conhecer a empresa para a qual está concorrendo à vaga, verificar o melhor trajeto para chegar ao local, calcular comquanto tempo de antecedência deverá sair de casa – considerando possíveis imprevistos no trânsito – escolher a roupa adequada para passar uma imagem séria e profissional, separar os documentos que poderão ser solicitados, preparar seu currículo profissional de modo a apresentar dados atualizados e assim por diante.
Entretanto, os cuidados a serem tomados para uma entrevista de emprego não se resumem à preparação do dia anterior; tão importante quanto eles são os cuidados no decorrer da apresentação.
Nesta etapa, faz-se importante estar preparado para apresentar sua carreira profissional e tudo que se relacione a ela, como por exemplo: tempo de experiência, trajetória, principais resultados atingidos, a forma como se relaciona com equipe, sua formação e cursos complementares, experiências no exterior (se houverem), conhecimento de idiomas e outros.
Estar preparado para abordar assuntos e características pessoais também poderá auxiliá-lo a ter maior assertividade no diálogo.
Embora todo o discurso apresentado pelo candidato seja cuidadosamente avaliado pelo selecionador, existem outros comportamentos que se apresentam por trás da fala e que assumirão o mesmo peso na hora de avaliação, é o comportamento não verbal.
Por comportamento não verbal entendemos todas as atitudes de uma pessoa: desde a sua postura à forma de caminhar ou se sentar, expressões faciais, o modo como gesticula e como se relaciona com os demais. Estes dados são observados desde o momento em que o profissional adentra a empresa.Portanto, use a cordialidade desde o primeiro contato:
– seja agradável na recepção;
– apresente-se ao selecionador com um firme aperto de mão;
– caminhe com segurança e mantenha a postura ereta enquanto estiver sentado;
– preocupe-se em ouvir as informações e aguarde sua vez de falar;
– mantenha o contato visual, pois a falta dele transmite a impressão de desinteresse ou falta de atenção;
– demonstre segurança no que diz sem que esta se confunda com arrogância;
– desligue o celular, evite olhar o relógio e jamais permita-se bocejar.
Possivelmente, devido ao nervosismo ou ansiedade peculiar deste tipo de situação, alguns profissionais se empenham em parecerem muito bem qualificados profissionalmente e esquecem que suas características pessoais também dizem ao seu respeito, já que ele possivelmente conviverá com outros colegas de equipe.
Portanto, para conseguir a tão esperada oportunidade profissional não basta atender às expectativas, é preciso ir além do mediano, se destacar dentre os demais e encantar!
Afinal, qual empresa não busca um profissional completo?

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