O RIP do Orkut
A notícia veio como uma bomba, se fosse dada há 05 anos atrás:
Google desligou o Orkut, a primeira rede social que colocou o Brasil no mapa da Internet.
Só que a notícia foi dada em Junho de 2014. O Orkut, que já foi a rede social mais acessada do Brasil, era o segundo país em usuários no mundo. O Orkut veio para cá como algo exclusivo, onde os usuários eram convidados e os convites eram muito limitados.
Desenvolvido por um funcionário do Google nas suas horas vagas (na regra dos 20%), levou o nome de seu próprio programador. Foi criado para inter-conectar as pessoas do mundo todo e permitir que elas se comunicassem.
O Orkut entrou para a história nos países emergentes, onde sua popularidade cresceu nas sombras do Friendster e MySpace, ambos nunca tendo alcançado notoriedade no nosso hemisfério, e antes que o Facebook abrisse suas portas para usuários não acadêmicos.
E logo em seguida veio o Twitter, com sua mensagem instantânea. Junto com o Facebook, eles tomaram conta do espaço das redes sociais ao redor do mundo. Só que aqui, o Orkut só crescia, e foi a rede social mais utilizada até fim de 2012, quando o Facebook ultrapassou a marca de 60 milhões, e não parou de crescer.
Mas nos últimos meses, o Orkut amargurou cerca de 6 milhões de usuários ativos, com as comunidades esvaziadas, perdendo para o Facebook nos seus cliques.
Em 2011 o Google lançou a iniciativa do Google Plus, que cresceu com uma velocidade impressionante no começo, saltando rapidamente para 500 Milhões de usuários ativos, e chegando esse ano em 1 Bilhão de usuários.
O desafio para o Google agora é converter essa base de usuários nos países como Brasil e Índia para o Google Plus, e conseguir com isso crescer e se tornar mais relevantes. Se conseguir essa façanha, irá chegar nos calcanhares do Facebook, atraindo mais verba de marketing e propaganda e desarticulando a influência (até agora única) do Facebook.
Eric Lieb