Tenho visto de tudo neste segmento de
televendas. Prós e contras a todo momento. É uma área que parece muito simples.
Ora, é só disponibilizar uma linha telefônica, contratar uma moça bonita ( pra
falar no telefone! Por que ela precisa ser bonita mesmo?) dizer o que é o
produto e criar um texto para que ela tenha um exemplo do que deve falar
durante a conversa. Só falta agora pra quem ligar. Ah!, pega a lista telefônica
e sai ligando.
Pronto, vai bombar! Vamos vender pra
caramba!
Daí pra frente tudo pode acontecer. Em
grande parte dos casos o responsável pela operação descobre que não é bem
assim. Há uma certa complexidade no gerenciamento desta coisa chamada
telemarketing.
No intuito de ajudar um pouco, e queimar
uma pequena etapa, vai alguns indicadores importantes no controle de uma equipe
de televendas:
Monitore o contato: é aí que você descobre se seu cliente está bem atendido ou não.
Ouça as ligações. É cansativo? É. É chato? É, mas extremamente necessário.
Quando você monitora, você ouve “coisas”…. e se surpreende. Com a falta de
tato de seu funcionário, descobre por que não está vendendo tanto quanto podia,
percebe que seu produto não é tão bom quanto imaginava e que seu plano de
marketing carece de revisão.
Grave a ligação: a gravação tem dois objetivos: servir de avaliação do funcionário,
mostrando para ele onde estão os erros e os acertos e reciclar o conhecimento.
A outra função é de usá-la como material de comprovação junto ao seu cliente no
caso de reclamações e até de processos.
Relatório:
tenha um relatório diário da operação para acompanhamento. Diário, não só no
fim do mês para saber como foram as vendas. Aí já será tarde demais. Quando
você tem mais de um funcionário na operação faça o acompanhamento deles.
Analise a quantidade de ligações feitas, o tempo de conversação, a relação
entre quantidade de ligações feitas versus a quantidade de vendas efetuadas.
Itens básicos mas que o gestor acaba não olhando, pois está sempre atolado em
burocracia e prorroga a análise para amanhã. Deste procedimento você descobre
quem é o seu melhor operador e quem é o pior e atua nas deficiências.
Valorize seu funcionário: desenhe comissões com ganhos reais. Bombom, doces e guloseimas e
coisas deste tipo, guarde para seus filhos pequenos, sobrinhos e netos. Eles
vão adorar. Assim como você, os teleoperadores querem dinheiro no bolso e ser
remunerados adequadamente pelo seu trabalho. Faça campanhas de remuneração
escalonadas com ganhos diários, semanais, quinzenais e mensais conforme o
atingimento de meta.
Mailing ou Lista de contatos: Planeje para quem vai ligar. Não ligue a esmo para qualquer um. Não
use a lista telefônica. Pense no custo da ligação telefônica. Identifique quem
é o seu público alvo, que tipo de perfil tem o seu consumidor e vá em busca
dele através de empresas que tenham este tipo de perfil de pessoas para
oferecer. Tente fazer parceria com outras empresas. Compre listas telefônicas
que possam te fornecer esta ajuda.
Há muito mais detalhes a serem observados e
analisados para que você atinja os seus resultados e gerencie sua operação da
melhor maneira possível.
O empresário não tem que ter vergonha de assumir
que não sabe. Não é sua missão! Sua missão é tocar a empresa.
Ele tem sim que saber buscar ajuda. Isso
costuma ter o nome de humildade empresarial.
Olá Walter
Concordo com você,esse tipo de venda não é tão simples assim. Tem ainda a tal garantia tipo PagSeguro, o cliente quer NF, precisa entender como se emite a NF eletrônica, etc. Outro dia fui atendido por moça de telemarketing, você precisava escutar o sotaque interiorano carregago nos rrrs. Nada contra esse sotaque mas o cliente acha no mínino engraçado
Gostei e dá pra você esticar mais esse assunto da moda, pois desse mato pode sair mais Coelhos
Abraços
Elazier