Erick Buzzi

Botmaker lança recurso para chamadas de voz com inteligência artificial 

A funcionalidade Callbots amplia o alcance conversacional da plataforma com agentes de voz inteligentes para chamadas em múltiplos canais

A Botmaker anunciou o lançamento do Callbots, novo recurso que automatiza o atendimento ao cliente por meio de chamadas de voz. A solução já está disponível no Brasil e marca a ampliação das tecnologias por voz da empresa na América Latina, podendo ser utilizada em números do WhatsApp Business com chamadas habilitadas ou em linhas telefônicas, integradas diretamente à plataforma ou via centrais IP (SIP).

Um dos principais diferenciais da ferramenta é permitir chamadas de voz diretamente no WhatsApp Business, automatizando respostas a perguntas frequentes, direcionando demandas para atendentes humanos apenas quando necessário ou até mesmo resolvendo de forma autônoma solicitações de clientes. Com o recurso de chamadas habilitado, as empresas podem atender seus clientes por meio de bots conversacionais também via voz dentro do aplicativo, proporcionando uma experiência mais rápida e conveniente. Para isso, é necessário que o número esteja integrado à plataforma Botmaker e com a função de chamada ativada. Essa inovação amplia os canais de atendimento por voz, conectando marcas e consumidores de forma ainda mais integrada.

Erick Buzzi, country manager da Botmaker no Brasil, destaca que o lançamento marca um avanço estratégico no portfólio da companhia. “O Callbots expande o alcance e o mercado endereçável da nossa solução, levando inteligência artificial generativa também para o canal de voz. Com essa solução, passamos a oferecer uma jornada ainda mais completa e conectada nos pontos de contato entre marcas e consumidores, com eficiência operacional e fluidez no atendimento”. 

Segundo o executivo, “ao promover o uso de IA neste novo canal, a ferramenta torna a comunicação automatizada mais próxima de um atendimento humano, proporcionando ao consumidor uma experiência mais natural e humanizada. A evolução da IA permite que o atendimento seja mais empático e eficaz. Nosso objetivo com esse lançamento é justamente entregar experiências naturais, respeitando o ritmo da fala e garantindo fluidez mesmo em chamadas telefônicas, que seguem sendo estratégicas em muitos setores”.

O Callbots se soma ao ecossistema de produtos impulsionados por IA da Botmaker, como os Mailbots, que permitem automatizar respostas em contas de e-mail corporativas. Além dos Agentes de IA, capazes de interpretar as intenções dos usuários e gerar respostas generativas em tempo real nos mais de 20 canais conversacionais disponibilizados na plataforma, proporcionando uma experiência mais fluida e ágil.

Uso da voz nas soluções

Diferente dos chatbots tradicionais baseados em texto, a nova funcionalidade conduz o atendimento por voz com recursos como menus numéricos, música de espera personalizada e gestão de horários. Pode ser utilizada tanto em linhas controladas pela própria plataforma quanto integradas às infraestruturas já existentes dos clientes. A novidade também complementa a funcionalidade Calls, já disponível na Botmaker, que permite a agentes humanos realizarem chamadas telefônicas e videoconferências em tempo real.

Enquanto o Calls é voltado para interações humanas em momentos estratégicos do relacionamento, o Callbots entra em cena para resolver demandas mais operacionais, repetitivas e de alto volume, como triagens, agendamentos e notificações. O uso combinado das duas soluções permite que as empresas ganhem escala sem abrir mão da personalização.

“O uso da voz continua sendo uma ferramenta estratégica em setores como saúde, logística, educação e serviços financeiros, onde a agilidade e a personalização do atendimento são cruciais. Com o Callbots, ampliamos a capacidade das empresas de otimizarem etapas do contato com o cliente sem abrir mão da experiência. Nossa proposta é oferecer uma solução acessível, eficaz e pronta para integrar diferentes fluxos de atendimento, contribuindo para operações mais inteligentes e centradas no usuário”, concluiu Buzzi.

Deixe um comentário

Rolar para cima