Ciente das novas oportunidades que se abrem com o crescimento do mercado brasileiro de relacionamento, a Avaya buscou esse ano consolidar o portfólio de soluções de voz e dados voltado para o mercado de pequenas e médias empresas. Outra aposta foi a aquisição da Radvision, especializada em plataforma de videoconferência móvel. “Isso impacta diretamente os setores de atendimento ao cliente, uma vez que a interação via vídeo é uma das preferidas de grande parte dos consumidores e a mobilidade faz parte do dia a dia das pessoas”, conta Nelson Campelo, presidente da Avaya no Brasil, em entrevista exclusiva ao portal Callcenter.inf.br.
Callcenter.inf.br – Que avaliação faz do ano de 2012 para o mercado?
Campelo: Foi um ano de consolidação de algumas tendências. Um exemplo é a interação multicanal das empresas com seus consumidores, que hoje é uma realidade irreversível. O atendimento evoluiu, as empresas passaram a interagir cada vez mais com seus clientes por diversas mídias/canais. Essa realidade também trouxe um desafio maior para as companhias, que passaram a ter a necessidade de uma estratégia bem desenhada, que englobe um atendimento único e unificado, além de automatizado, uma vez que os clientes demandam, cada vez mais, por uma interação rápida, eficiente e personalizada.
Quais os principais fatos que marcaram esse ano no setor?
Em alguns segmentos houve uma pressão dos órgãos pela melhora do atendimento prestado, o que consolidou nas empresas a necessidade pela busca da excelência no relacionamento com seu cliente. Outra questão importante foi a inclusão das mídias sociais como ferramenta para uma interação mais rápida e eficaz.
E como foi para a Avaya?
O ano se iniciou com uma expectativa muito alta de crescimento da economia brasileira e o que se constatou foi um cenário diferente, um pouco mais conservador. A Avaya acompanhou esse comportamento do mercado. Destaco a consolidação de algumas ações importantes da empresa, principalmente do novo portfólio de soluções de voz e dados voltado para o mercado de pequenas e médias empresas. Para finalizar as ações de sucesso do ano, tivemos uma importante expansão do nosso ecossistema de canais, com a entrada não só de parceiros locais, mas também com grandes operadoras que passaram a oferecer nossas soluções para o mercado brasileiro.
O que vocês trouxeram de novidade para o mercado?
Nosso maior destaque é a entrada da Radvision em nosso portfólio. A plataforma de videoconferência móvel impacta diretamente os setores de atendimento ao cliente, uma vez que a interação via vídeo é uma das preferidas de grande parte dos consumidores e a mobilidade faz parte do dia a dia das pessoas.