A diferença entre líderes e liderados

Autora: Meiry Kamia
No nível organizacional, sabemos que o bom exercício da liderança envolve a capacidade de conduzir e desenvolver a equipe, gerando resultados positivos, rumo à concretização de metas em comum. O mesmo raciocínio pode ser aplicado no nível pessoal. Você, assim como qualquer pessoa, tem o potencial e a responsabilidade de liderar a própria vida. Isso significa que você é capaz de desenvolver habilidades, gerar resultados sólidos rumo à concretização dos próprios sonhos.
Entretanto, muitas pessoas acreditam erroneamente que por terem um chefe na empresa isso as isenta de serem líderes da própria vida. Colocam-se então no papel de vítima das circunstâncias da vida, numa postura passiva, sem energia para mudar, sem energia para criar uma realidade diferente, e não enxergam saída para os problemas. E da mesma forma que esperam que o chefe lhes diga o que fazer no trabalho, também esperam que uma solução mágica apareça para resolver os problemas. A vítima sempre olha os problemas, o líder sempre enxerga e cria soluções. Outro dia ouvi um ditado interessante que dizia: o pessimista vê dificuldades em cada oportunidade. O otimista vê oportunidades em cada dificuldade. Isso significa que ser líder ou vítima da própria vida é uma questão de escolha e posicionamento. Mas é muito mais vantajoso ter o poder da felicidade nas próprias mãos do que depender da vontade de outras pessoas, não é mesmo? Segue algumas dicas para liderar a sua vida.
Líderes das empresas costumam se respaldar em três pontos básicos: visão, missão e valores. E você também pode fazer isso:
Delimite a “visão da sua vida”: a visão é a imagem do futuro que você deseja para si mesmo, é a sua meta maior. Pergunte a si mesmo “Como você quer que sua vida esteja daqui há 10, 15, ou 20 anos?” Imagine-se na situação. A resposta deve ser honesta e realista.
Honesta: deve referir-se aos seus próprios desejos e não a de outras pessoas. Por exemplo, há pessoas que dizem querer fazer um curso, quando na verdade, só querem fazer para agradar outras pessoas. Ou então, há os exagerados que dizem “quero ser rico e viver de oba-oba” – mas sem querer trabalhar para isso, raramente irá conseguir, e isso significa que não há honestidade para consigo mesmo.
Realista: significa conhecer os próprios potenciais para saber se conseguirá desenvolver outras habilidades necessárias para alcançar seu sonho dentro de um prazo de tempo determinado. A vida é finita, temos um prazo para cumprir as metas e isso deve ser levado em consideração no projeto de vida.
Defina sua missão de vida: missão é o “como” você alcançará a visão por você determinada. A missão deve conter o tipo de trabalho que irá fazer, a forma como irá trabalhar e o seu diferencial. Veja um exemplo de uma pessoa que trabalha com comunicação: “minha missão de vida é exercer meu talento através da comunicação de ideias, levando conhecimento e informação às pessoas. Farei isso através da renovação e aprendizado constante, com disposição, com amor, de forma que as pessoas que tenham contato com o resultado do meu trabalho também possam se beneficiar da energia positiva com que eu realizo meu trabalho”.
Observe que a missão de vida não tem a ver com o emprego, nem com a empresa que te contratou. Tem a ver com a forma como você realiza o trabalho e o que você entrega para as pessoas à sua volta.
Defina os valores que respaldarão suas escolhas: os valores orientarão a forma como a missão será cumprida. Continuando o exemplo acima: “realizarei minha missão de vida de forma honesta, íntegra, respeitando a mim mesmo e aos outros, com humildade para aprender sempre, sem prejudicar outras pessoas, preservando a natureza e o bem-estar social”.
Uma vez determinados a visão, missão e valores pessoais, escreva-os e coloque em algum lugar que possa visualizá-los diariamente. Todos os dias, antes de dormir, e assim que acordar, lembre-se da sua visão e missão de sua vida. Você descobrirá a cada dia, o prazer e a felicidade de saber para que você existe!
Meiry Kamia é palestrante, psicóloga e consultora organizacional.

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