A fim de obter uma maior eficiência no processo de crédito, a rede de administração de cartões de crédito nordestina Redesplan implantou uma nova política. Uma das medidas adotadas foi a mudança da estratégia comercial, que era focada em captação externa e passou a ser interna. “Tivemos o aumento de 71% de aprovação sem afetar o risco. A mágica foi captar proposta”, explicou o administrador de riscos da empresa, Caio Monteiro, no Encontro ClienteSA IRC+ Fórum WitRisk.
No caso da empresa de soluções financeiras Losango, Gibson Silva afirma que o grupo segmentou o setor de varejo em alianças estratégicas, varejistas médios e varejistas pequenos. “A necessidade de cada um deles é diferente. O perfil do varejista é diferente ao perfil de um banco”, observa. Para Christian Vincent, da empresa de serviços financeiros Tricard, o varejo pequeno fatura 500 mil por mês e não está preocupado com a tecnologia e sim com a rotina. Já Paulo Valente, da Credsystem, diz que a empresa é voltada às classes emergentes e que as necessidades são distintas. “Nós chegamos a conclusão que o CDC não vai morrer porque poderá atender a essas classes”, conclui Silva.