Maria Rosa di Távora
O início do telemarketing se deu em Berlim em 1880, quatro anos após Alexandre Grahan Bell ter patenteado o primeiro telefone. Naquela época um pasteleiro oferecia seus pastéis para 180 clientes que constavam em seu banco de dados, que nada mais era que uma precária listagem e um tímido telemarketing. A venda por telefone aumentou de maneira surpreendente e se transformou em uma das maiores armas de vendas modernas. Hoje, pequenas, médias e grandes empresas se utilizam dessa poderosa ferramenta de Vendas x Relacionamento.
Para exercer esta atividade que cresce a cada dia, é necessário que o operador seja um profissional, um especialista em relações com o mercado. A venda por telefone exige não só uma boa voz e bons argumentos. Há necessidades bastante específicas como: bom nível cultural, controle emocional, flexibilidade, habilidade em persuadir e fazer diagnóstico. Isso significa que hoje não existe mais lugar para amadores e sim para pessoas que demonstrem competências para esta atividade. O nível crescente de profissionalização é uma constatação de que o telemarketing está em franca expansão.
No entanto, para que o telemarketing tenha sucesso, é necessário que os objetivos estejam claros. A alta direção da empresa, mais do que simples envolvimento, precisa participar e dar total apoio.
Deve haver também um programa que implemente as mudanças e o envolvimento das equipes no processo de treinamento. Uma pessoa bem treinada é a fórmula do sucesso. E todo cuidado é pouco para que o cliente não sinta que sua privacidade está sendo invadida pelo operador. O treinamento constante aprimora tecnicamente e fortalece os setores voltados para os interesses do telemarketing junto ao mercado.
Faça do telemarketing o cartão de visita da sua empresa.
Maria Rosa di Távora – especialista em vendas, Bacharel em Administração de Recursos Humanos. Atua no mercado de vendas há 30 anos, tendo em seu currículo 20 anos de gerência na área de televendas do Grupo Oesp – O Estado de São Paulo.