Realidade, a ida e expansão das empresas de contact center para os pequenos e médios centros tem chamado a atenção do mercado. A tendência surge justamente no momento que antecede eventos esportivos mundiais, como a Copa do Mundo de Futebol, em 2014, e os Jogos Olímpicos, de 2016, e que influenciarão diretamente no setor. “Com o inicio dos trabalhos preparativos para os grandes eventos esportivos que acontecerão no Brasil a partir de 2014, a necessidade de profissionais de atendimento para as diversas atividades da economia tende a crescer e naturalmente as empresas de call center instaladas nas grandes cidades, especialmente as que são sedes da Copa do Mundo, serão impactadas e terão maiores dificuldades para retenção das pessoas”, analisa o presidente da Flex Contact Center, Topazio Silveira Neto.
Nesse cenário, a migração das prestadoras de serviços acontece quase que automaticamente para os centros menores e as regiões do interior dos Estados e até do País. Além da fuga da concorrência, a busca pela redução dos custos pesa bastante nesta balança. “O valor médio da operação de uma PA é 25% maior que há quatro ou cinco anos. E os gastos com salário aumentaram mais de 60%. A procura por lugares mais estáveis, com menores custos e uma operação menor é uma pressão de custo e de eficiência”, coloca Marcio Laest, presidente da Master Brasil. Outro ponto que influencia é a qualidade de vida, que é mais baixa nas grandes metrópoles se comparada com a vida no interior, a partir de fatores como trânsito, violência e estresse.
Entretanto, a decisão de fazer as malas não é assim tão simples. A dica do professor do MBA em gestão empresarial da FGV/IBS, Fundação Getulio Vargas/IBS Business School, Eduardo Farah, é fazer um check list pontuando tudo o que a mudança vai envolver e, então, avaliar se o plano de crescimento da empresa deve ser direcionado para as cidades do interior ou não. “Não se trata apenas do custo direto, como mão de obra e espaço, tem que ter infraestrutura no local”, revela Farah. Além da checagem se a cidade fornece os atributos necessários para a prestação dos serviços, os gastos com telefonia precisam estar adequados e é preciso analisar como a mudança será vista pelo cliente.
O fato é que todas as regiões têm aspectos positivos e negativos para a instalação de uma empresa de terceirização. “O que fazemos é criar mecanismos para superar quaisquer desafios que possam existir, como formação para a comunidade, preparação dos talentos internos, planos de ação para suportar possíveis greves do transporte coletivo e prédios com infraestrutura e tecnologia moderna para manter a disponibilidade do negócio”, conclui o diretor de operações da Algar Tecnologia, Luiz Fernando Scheliga.
Confira as reportagens exclusivas sobre o assunto publicadas ao longo da semana no Callcenter.inf.br:
Colaboração fora dos grandes centros
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Pressão para reduzir custos
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Qualificar para contratar e, então, reter
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O que pesar para mudar de cidade?
Tendência para prestadoras de serviços, migração para o interior deve ser analisada
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