As Campanhas de incentivo são poderosas ferramentas para extrair o potencial e a motivação de uma equipe, o que resulta no aumento de rendimentos para a marca. Mais do que alargar as vendas, ela permite um incremento no Ebitda (lucro bruto menos as despesas operacionais) da empresa, uma vez que o incentivo pode ser utilizado para diminuir custos funcionais, aumentar a eficiência do pós-venda e melhorar as entregas, tornando eficaz o crescimento da marca, não apenas com novos clientes, mas também fidelizando os antigos.
“Tanto os incentivos internos quanto os externos têm como um de seus principais pilares a propagação dos valores da marca, isso se faz pela exploração do binômio ´razão´ versus a ´emoção´, o que traz efeitos duradores para corporação”, indica o diretor de Mobile na vice-presidência de Novas Tecnologias da AMPRO (Associação de Marketing Promocional), Leandro Capozzielli.
Para as marcas que pretendem utilizar-se do Marketing de Incentivo, Capozzielli fornece uma dica: “Primeiramente, qualquer programa de motivação tem que estar alicerçado na meritocracia, ou seja, premiar e reconhecer os melhores e não punir os que não ´performarem´ na campanha.”. Além disso, ele informa que “é importante ficar atento às tendências mercadológicas, como promover Ações de Incentivo em longo prazo e interagir a ação com as mídias digitais.”.
A competitividade e a concorrência fazem com que as empresas estimulem seus funcionários a serem mais assertivos e criativos no seu dia a dia. “Um dos fatores que favorece o uso de Campanhas de Incentivo é que elas são planejadas para serem “auto-pagáveis”, uma vez que a distribuição de prêmios e o reconhecimento acontecem somente quando os objetivos propostos na campanha são atingidos.”, informa Capozzielli.
De acordo com a última edição do “Motivation Show”, o nível de engajamento dos profissionais em Programas de Incentivo chega a alcançar 71% e, com isso, há um aumento de 24% nos níveis de produtividade e de 42% no volume de negócios. Além disso, com Campanhas de Motivação, o crescimento em captação de clientes chega a obter 25%.