Há 10 anos, a Telefônica|Vivo implementou a operação de televendas, que ao longo do tempo se tornou estratégica e importante para o negócio. Por isso, a operadora realiza constantemente estudos para novas ofertas, produtos, técnicas de vendas, critérios para seleção dos clientes a serem abordados e reciclagens frequentes nas operações. “Essas ferramentas nos permitem aumentar a personalização do contato e elevar a satisfação e receptividade dos clientes no processo de venda.”
Outro ponto importante, destacado pela companhia, são as redes sociais como canal de relacionamento e negócios com os clientes. A Telefônica|Vivo utiliza as redes adotando a estratégia de complementação do telemarketing ativo. “Da mesma forma, a estratégica é manter as ações e esforços no televendas, mas também intensificar ações no e-commerce para aproveitar este importante e crescente nicho de vendas.”
A empresa reforça ainda que não existe um perfil de cliente comprador de televendas, o sucesso do canal está relacionado à aderência da oferta com a necessidade do cliente. Para isso, é necessário manter uma evolução constante sobre o conhecimento dos clientes e o desenvolvimento de novas formas de potencializar as estratégias de vendas de acordo com cada perfil.
Legislação
Recém completados três anos da lei de bloqueio de ligações de telemarketing, a Telefônica|Vivo revela que o impacto percebido foi uma redução de 2,4% no volume de clientes aptos a serem abordados. De acordo com a empresa, não houve mudança significativa na aceitação dos clientes em função da nova lei, como era esperado. Pelo contrário, os resultados ascenderam, por meio da melhoria da eficiência em todo o processo de vendas. O único entrave da atividade, de acordo com a empresa, é o turnover de funcionários no setor, que gera um esforço contínuo para manter os representantes sempre bem preparados.