Diante da constatação de que a maior parte do mercado brasileiro é formado por pequenas e médias empresas e que elas não têm acesso às novas tecnologias, as grandes empresas fornecedoras de telecomunicações e de soluções em tecnologia, reunidas na Associação Brasileira para o Fomento de Negócios em Redes de Telecomunicações (Abraforte), apoiaram a criação, pela entidade, da Agência para Capacitação dos Mercados do Brasil (AgCam).
A entidade, sem fins lucrativos, surge para estreitar o relacionamento das pequenas e médias empresas com as fornecedoras de soluções, despertando este segmento para a importância dos novos instrumentos tecnológicos para aumentar a produtividade, gerenciar os negócios de forma mais eficaz e ganhar visibilidade nos negócios.
Para atingir os seus objetivos irá reunir a comunidade de tecnologia e o mercado empreendedor, promover a interatividade entre indústria, comércio e serviços de cada segmento, incentivando a troca de conhecimento e de experiências, estimulando o relacionamento entre os profissionais. Ainda visa promover uma série de convenções, congressos, workshops itinerantes pelo País e incentivar a difusão da tecnologia da informação via Internet, como ferramenta de acesso ao processo de capacitação das empresas.
O papel integrador da AgCam busca a interação com os segmentos governamentais e acadêmicos, com o intuito de fomentar o desenvolvimento de incubadoras e distritos industriais em administrações públicas municipais, especialmente em cidades de médio e pequeno portes que têm maior dificuldade de acesso à criação de oportunidades de empreendimento para geração de receitas e emprego.
A estrutura operacional da AgCam conta com comissões denominadas C-CAPs (Comitê de Capacitação por Setor) voltadas para cadeias produtivas de forma segmentada. Cada C-CAPs funcionará como um órgão de assessoria da diretoria nacional, para desenvolver e coordenar as atividades relativas às políticas para a capacitação dos mercados e desenvolvimento das comunidades regionais. Reunir, organizar e tornar disponíveis as informações relativas ao setor específico, bem como apoiar todas as atividades e ações da AgCam fazem parte da responsabilidade e envolvimento dos presidentes dos comitês. Os quatro Setores iniciais da AgCam são: têxtil, sucro-alcooleiro, metal-mecânica e condomínios inteligentes.