A Siscorp finalizou um amplo projeto de centralização de sistemas na AGF Brasil Seguros. O trabalho possibilitou que todas as informações relativas aos corretores e clientes das mais de 100 filiais da seguradora espalhadas pelo país fossem agrupadas em um único data center. Isso significa que, a partir de agora, as filiais da AGF não armazenam suas informações localmente, o que possibilita à seguradora economia de custos operacionais, segurança dos dados, melhoria no atendimento ao cliente e rapidez no acesso às informações.
O projeto desenvolvido pela Siscorp durou cinco meses e contou com o trabalho de seis consultores full time na AGF. De acordo com Marcelo Freitas da Silva, sócio-diretor da Siscorp, “o trabalho não se restringiu à centralização. Houve também um trabalho de adaptação para o novo sistema. O sucesso foi tanto, que o novo sistema opera com folga”.
Para viabilizar a centralização foi necessária a criação de Data Center e de Back-up Center, que rodam com servidores RISC de última geração. Paralelamente, a AGF aumentou sua rede de dados de 35 para 110 unidades de atendimento, incluindo filiais, inspetorias e representações. Toda a arquitetura de armazenamento e processamento das informações foi revista para se adequar nos padrões do novo sistema e o call center foi ampliado.
Após a centralização, o volume de emissão de apólices cresceu 30%, o que foi feito sem aumento de custos operacionais e permitiu que a AGF iniciasse o processo de centralização de emissão de apólices. “Com nossos dados agrupados, o próximo passo agora é investir em projetos que viabilizem a mudança do Modelo Operacional da AGF. Um deles, já em fase inicial, é o de centralização de emissão de apólices, para tirar das filiais boa parte dos processos operacionais”.