A busca constante por excelência e satisfação do consumidor transformou a área em uma das fortalezas da empresa
A Ajinomoto do Brasil anunciou o aniversário de 25 anos de seu SAC, caracterizado, segundo a empresa, pela inovação e caráter estratégico. “Diante dos avanços tecnológicos que permearam os últimos anos, a empresa acompanhou as tendências de mercado e as necessidades de seus consumidores, acumulando prêmios e investindo em constantes atualizações dos sistemas e treinamentos da equipe”, assegurou Priscila Andrade, gerente de relacionamento com o consumidor da empresa.
Com uma média de 7.500 interações por mês, a área realiza atendimentos por meio de diversos canais como telefone, e-mail, redes sociais, cartas e WhatsApp. “A empresa entende que a excelência na assistência torna a experiência do consumidor leve e relevante para seu dia a dia, impulsionando a retenção e contribuindo para atrair novos negócios e aumento de vendas. O principal objetivo da nossa área é surpreender as expectativas dos clientes, independentemente do canal por onde o contato chega”, destacou a executiva.
Se há duas décadas e meia o time da área era composto por apenas cinco pessoas, hoje conta com 17 colaboradores, entre nutricionistas, profissionais da área de tecnologia e de administração. “Investimos constantemente na qualidade do atendimento por meio de treinamentos, campanhas motivacionais e sistemas que tragam não só agilidade na resposta e na extração de dados, mas também entendimento sobre a voz do consumidor, a fim de atender às suas necessidades pontuais”, ressaltou Priscila.
De acordo com a gerente, a busca constante por excelência e satisfação do consumidor transformou a área em um dos pontos fortes da empresa. “Apesar de termos muitos contatos, buscamos individualizar cada um, pois entendemos que todos eles têm a sua prioridade. Acreditamos que o relacionamento precisa ser uma experiência positiva, reforçando a preocupação que temos tanto com os produtos que a empresa fornece e com a qualidade de nossos serviços, quanto com a saúde da população brasileira”.
Identificação de oportunidades
O SAC da Ajinomoto do Brasil se consolidou, na análise da executiva, como área indispensável para a empresa, pois leva a voz do consumidor para dentro da companhia, promovendo melhorias e lançamentos que atendem às necessidades dos clientes. Um bom exemplo é o Tempero Sazón para Pipoca, lançado em 2019 a partir da demanda dos consumidores.
“Todas as sugestões que recebemos são compiladas e compartilhadas com as áreas de Marketing, Qualidade, Pesquisa e Desenvolvimento e Vendas, trazendo oportunidades de melhorias e inovação, e respeitando a lei de proteção de dados da nossa base. O atendimento ao consumidor deve ser mais do que dar uma resposta empática, é estar atento aos desejos de consumo do público e buscar entregar constantemente produtos e serviços que atendam a cada um dos perfis dos clientes”, concluiu Priscila.