Algar Tech manterá 43% do atendimento em home office

Em razão dos bons indicadores, meta da companhia é aumentar ainda mais o número de contratos fechados no modelo remoto

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Luciana Gonçalves, diretora de gente, estratégia e marca da Algar Tech
Luciana Gonçalves, diretora de gente, estratégia e marca da Algar Tech

A Algar Tech já tem definido que 43% das suas posições de atendimento permanecerão no modelo 100% home office, mesmo após o fim da pandemia. A decisão envolve a gestão de  relacionamento com clientes de diversos segmentos, entre eles os setores financeiro, telecom, automotivo e de bens de consumo. De acordo com Luciana Gonçalves, diretora de gente, estratégia e marca da Algar Tech, em junho de 2020 a empresa já havia tornado permanente a modalidade de Anywhere Office para staff e comercial, mesmo após a flexibilização das medidas de isolamento. 

“Isso contemplava, detalhou, mais de 600 colaboradores de áreas como administrativo, jurídico, recursos humanos, comunicação e marketing, entre outras. Inicialmente, a exceção ficava por conta das operações, que dependem de negociações pontuais com cada cliente para manutenção do modelo. Porém, essa barreira está sendo superada diariamente, considerando que quase metade dos colaboradores que atuam com atendimento agora também seguirão remotamente no pós-pandemia”.

Segundo a executiva, vários fatores contribuíram positivamente para a mudança em caráter definitivo: redução de custos internos e na fatura dos clientes; a queda de 60% no absenteísmo; a manutenção ou melhoria nos indicadores de produtividade; e a necessidade de romper barreiras geográficas para atrair e reter talentos. “Mas tão importante quanto a satisfação externa era o desejo dos colaboradores. Em pesquisa interna realizada entre maio e junho de 2021, 80% das pessoas afirmaram que se sentem satisfeitas trabalhando em home office e 99% do público demonstrou vontade de continuar remotamente ou no modelo híbrido”.

Atualmente, a companhia segue com 90% dos colaboradores atuando à distância, de um total de 12 mil pessoas. “Essa foi uma evolução acelerada por conta da crise sanitária e que veio para ficar, uma vez que os clientes e os colaboradores se tornaram muito mais abertos a essa alternativa após comprovarem seus benefícios, explicou Luciana, acrescentando algumas das providências que ajudaram no processo: “Nesse período, os programas voltados para saúde física e mental (Bem-Estar na Tech) também só se fortaleceram. Em 2020, foram realizados mais de 8 mil atendimentos pelo Psicologia Viva, atendimento psicológico gratuito, com extensão para dependentes. A Algar Tech também disponibiliza o Dr+ Saúde, plataforma de telemedicina 24 horas, e outras iniciativas como aulas de Yoga, Pilates, informativos e lives frequentes sobre pautas de saúde, com resultados expressivos, com mais de 12 mil visualizações. Em 2021, foram lançadas, ainda, medidas como a “Sextas-feiras Sem Reuniões”, Day Off nas datas de aniversários e agendas bloqueadas pela própria presidente no horário do almoço, como uma forma de incentivar um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal.