A Algar Tecnologia encerrou 2011 com receita líquida de R$ 416 milhões, um avanço de 23% em relação a 2010. Os resultados foram garantidos por meio da ativação de operações nos serviços de relacionamento com o cliente e pela expansão para novas áreas geográficas com serviços de TI, o que está sintonizado com o planejamento estratégico da empresa. A maior parte da receita líquida da companhia foi gerada por atividades de relacionamento com o cliente, que apresentaram evolução de 17% e alcançaram R$ 256,2 milhões de resultado. Todas as outras linhas de negócios também apresentaram evolução. Os serviços de TI registraram crescimento de 37% e alcançaram R$ 97 milhões de receita líquida.
Um estudo da International Data Corporation, IDC, destaca que no 1º semestre de 2011 a Algar Tecnologia avançou cinco posições no ranking brasileiro das empresas do setor, alcançando a 49ª posição dentre 83 pesquisadas. Desde 2008, a Algar Tecnologia reestruturou seu mix de serviços e produtos, passando a oferecer soluções que atuam de forma sinérgica. Neste período, a receita bruta da companhia cresceu 89%. A área de Serviços de TI foi a que apresentou a maior evolução percentual nos resultados da companhia desde então. Enquanto em 2008 representava 4% do resultado total (R$ 10,5 milhões), em 2011 passou a responder por 23%.
“A atual estratégia de crescimento mantém a taxa de crescimento anual na faixa de 20%”, afirma a diretora financeira da companhia, Edilane Gonçalves de Oliveira. “Isso demonstra nosso sucesso em crescer com sustentabilidade em um contexto de intensa competitividade”, completa. Para 2012, a estratégia é continuar investindo em infraestrutura e oferta de novas soluções customizadas. A expectativa é que os negócios em TI continuem a trajetória de ampliação nos resultados da empresa. O movimento deve ser reforçado após a aprovação da lei federal do Plano Brasil Maior, que prevê desoneração da folha de pagamento de empresas de software e TI nos próximos três anos.