A evolução precisa ser permanente para a inovação ser constante. E buscar a inovação tem sido essencial para as empresas, especialmente com o novo cenário econômico que se instaura e, porque não dizer, o novo perfil de consumidor que surge. Foi isso que motivou a Alldesk a lançar o InSales, pack de soluções voltado para vendas e que envolve o consumidor em todo o ciclo de compras remota. Segundo Venâncio Freitas, CEO da empresa, a ideia de criar o InSales surgiu analisando as ferramentas de compra e venda remota existentes no mercado, avaliando como elas estavam se adequando às necessidades do momento. “A partir disso, algumas lacunas foram percebidas nos produtos disponíveis e, após uma pesquisa de público-alvo, percebemos que tínhamos em mãos a ideia para um novo produto que auxiliaria as relações mercadológicas entre empresa e cliente”, revela.
O InSales funciona, primeiro, com o agente de vendas virtual captando e abordando os consumidores, por meio de ligações com ofertas, divulgação de produtos ou e-commerce. Uma vez que se consegue capturar o interesse desse consumidor, vem a etapa da Nutrição, na qual ele é “alimentado” de forma automática por ofertas enviadas para o Whatsapp, por meio de um grupo específico criado com esse fim. Após o desejo de compra despertado, vai para a etapa de Efetivação da Venda, que acontece via Whatsapp ou redes sociais, depois que o cliente já escolheu qual produto, dentre as ofertas enviadas, vai escolher – nesse caso, ele entra em contato com o vendedor virtual que vai tirar as dúvidas, além de encaminhar para a finalização do pedido. Já o pagamento, pode ser realizado por meio de uma plataforma de digital integrada que pode gerar boleto ou oferecer a possibilidade de pagamento no cartão.
A solução se adapta para lojas físicas ou lojas virtuais. E da mesma forma que é possível utilizar no google mecanismos que segmentam e atraem o perfil alvo de clientes da empresa, também é possível fazer essa segmentação inteligente para contato ativo de ligações e SMS, através da análise de ciência de dados. Com isso, o InSales consegue fazer com que o consumidor tenha uma experiência completa de compra com a empresa. Além disso, também é possível acompanhar tudo o que foi colocado no carrinho e foi retirado, como seria em uma loja física, sendo possível ao vendedor virtual acompanhar a compra até a finalização e estar próximo a esse cliente até o pagamento.
O contato do agente é totalmente personalizável, feito para se encaixar exatamente com o produto da empresa. Então, se a empresa tem um marketplace ou e-commerce, o robô terá uma abordagem que direcione a pessoa para esse canal de vendas, diferente do caso de um empresa que não tem, que poderá ser direcionada a um grupo do Whatsapp, ou mesmo, receber link para acessar as ofertas diretamente por SMS. “A solução está com excelentes resultados em lojas de varejo e venda de serviços online já que um robô faz mais de 40.000 acionamentos por mês, que geram mais de 10.000 contatos e 3.500 mil pessoas nas plataformas de compras online. Ha empresas trabalhando com 10, 20, 30 robôs, as possibilidades são infinitas”, finaliza Freitas.
As relações de compra e venda estão mudando. É necessário a adaptação do mercado para esse novo formato, já que o consumidor precisou evoluir rápido e, por isso, as empresas também precisam se adaptar rapidamente.