América Latina cada vez mais convergente



A telefonia IP finalmente chegou na América Latina, onde 63% das linhas empresariais pertenceram aos equipamentos de tecnologia IP (convergentes ou puros). Nos últimos dois anos, a América Latina tem enfrentado um aumento na migração das linhas tradicionais de telefonia para a telefonia IP. Isso porque a grande demanda pela eficiência nos negócios tem deixado os usuários conscientes dos benefícios da convergência de voz e dados. Com as reduções nos preços das linhas e telefones IP, as pequenas e médias empresas (PME) começarão a investir também em soluções convergentes, expandindo a adoção do IP em toda a região.

 

Uma nova pesquisa da Frost & Sullivan, intitulada Mercado de Soluções de Telefonia Empresarial na América Latina, aponta uma receita de US$778,9 milhões em 2007 e estima que alcance US$1,3 bilhões em 2013. A maioria dos países estão aproveitando o rápido desenvolvimento econômico na América Latina para investir em novas tecnologias. Vendedores de telefonia IP, depois de terem mostrado grande resultados na América do Norte e Europa, estão treinando suas ações na região.

 

“Por causa dos preços ou investimentos recentes ainda sem retorno, existe uma considerável demanda por soluções de convergência, e as PMEs são a chave do mercado potencial em muitos países”, diz Raphael Barone, analista de pesquisa da Frost & Sullivan. “Embora as grandes empresas já sejam foco das vendas de IP puro, com a redução nos preços de linhas e telefones IP as PMEs passarão a deter uma parte considerável das vendas”, complementa.

 

De acordo com Barone, outra tendência no mercado de telefonia empresarial na América Latina diz respeito ao novo conceito de comunicações unificadas. “Embora essas soluções estejam dando os primeiros passos na região, os primeiros usuários já mostram grande interesse na tecnologia”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima