O TechLab®, laboratório de pesquisas e análise de tecnologias da E-Consulting® Corp., anunciou as principais tendências tecnológicas para os negócios em 2005. A empresa divulgou o estudo anual “7 Hot Techs®” ano 2005, que antecipa e analisa as tecnologias consideradas mais importantes para os mercados de TI e Telecom no país.
As 7 Hot Techs®
1. Java 1.5 – A tecnologia de desenvolvimento que mais cresce no mundo ganhou sua nova versão e deve ter um grande crescimento, tanto no número de desenvolvedores, como no número de aplicações.
2. WiMax (Worldwide Interoperability for Microwave Access) – seria um upgrade do Wi-Fi. Em condições ideais essa tecnologia pode cobrir um raio de 50 quilômetros, com velocidade de 75 Megabits por segundo e pode ser um modo de aumentar a concorrência no mercado de banda larga.
3. 3G (Terceira Geração de Celulares) – este é o momento para a terceira geração dos celulares, tecnologias como 1xEV-DO (1x Evolution Data Only) para celulares CDMA e o EDGE (Enhanced Data for GSM Evolution) para celulares GSM, são os próximos passos dos atuais 1xRTT e o GPRS, respectivamente.
4. Etiqueta Inteligente – RFID (Radio Frequency Identification) – A maior rede de varejo do mundo, o Wal-Mart, estipulou um prazo até 2005 para que seus maiores fornecedores já tivessem o RFID disponível em seus produtos. No Brasil, o grupo Pão de Açúcar já vem fazendo estudos sobre a tecnologia desde 2003.
5. Processamento 64 bits – A cada ano que passa os computadores pessoais estão mais potentes. A primeira empresa a dar um passo à direção do processamento em 64 bits foi a AMD. Ainda não serão todos os usuários que se beneficiarão dos recursos do processamento de 64 bits, mas alguns nichos de mercado como o de games (a indústria do vídeo game movimenta mais dinheiro que a indústria cinematográfica) para computadores e o de edição de vídeos sentirá os benefícios deste aumento.
6. DMP (Digital Music Player) – O investimento milionário de empresas como Apple, Sony, Creative e Acer, além de uma tendência de mobilidade existente nos dias de hoje e a praticidade desses aparelhos, garantem o seu sucesso em 2005.
7. Busca Desktop – Será a transição dos Sites de buscas na Web para dentro dos micros. Empresas como Google, Yahoo! e Microsoft estão apostando neste mercado.
“Procuramos selecionar as tecnologias que ainda não estão tão em voga, quer dizer, em implementação de fato ou merecem maior destaque no cenário nacional. Mas que certamente irão impactar profundamente na forma como serão realizados os negócios nos próximos anos”, explica Daniel Domeneghetti, diretor de estratégia e conhecimento da E-Consulting e vice-presidente de conhecimento e métricas da Camara-e.net. Segundo ele, são tecnologias nas quais os CIOs, CTOs e CEOs têm de começar a pensar a partir de agora, para que suas empresas se mantenham competitivas no futuro. “Com isso, procuramos fugir das tradicionais apostas norteadas pela indústria, que no fundo funcionam como a postulação do óbvio. Dizer que BPO, CRM, BI, portais corporativos e open standards vão pegar ou continuar pegando, pois não é um serviço de valor”, analisa Rodrigo Keese, sócio responsável pelas práticas digitais na E-Consulting.
As 7 tecnologias mais importantes em 2005
O TechLab®, laboratório de pesquisas e análise de tecnologias da E-Consulting® Corp., anunciou as principais tendências tecnológicas para os negócios em 2005. A empresa divulgou o estudo anual “7 Hot Techs®” ano 2005, que antecipa e analisa as tecnologias consideradas mais importantes para os mercados de TI e Telecom no país.
As 7 Hot Techs®
1. Java 1.5 – A tecnologia de desenvolvimento que mais cresce no mundo ganhou sua nova versão e deve ter um grande crescimento, tanto no número de desenvolvedores, como no número de aplicações.
2. WiMax (Worldwide Interoperability for Microwave Access) – seria um upgrade do Wi-Fi. Em condições ideais essa tecnologia pode cobrir um raio de 50 quilômetros, com velocidade de 75 Megabits por segundo e pode ser um modo de aumentar a concorrência no mercado de banda larga.
3. 3G (Terceira Geração de Celulares) – este é o momento para a terceira geração dos celulares, tecnologias como 1xEV-DO (1x Evolution Data Only) para celulares CDMA e o EDGE (Enhanced Data for GSM Evolution) para celulares GSM, são os próximos passos dos atuais 1xRTT e o GPRS, respectivamente.
4. Etiqueta Inteligente – RFID (Radio Frequency Identification) – A maior rede de varejo do mundo, o Wal-Mart, estipulou um prazo até 2005 para que seus maiores fornecedores já tivessem o RFID disponível em seus produtos. No Brasil, o grupo Pão de Açúcar já vem fazendo estudos sobre a tecnologia desde 2003.
5. Processamento 64 bits – A cada ano que passa os computadores pessoais estão mais potentes. A primeira empresa a dar um passo à direção do processamento em 64 bits foi a AMD. Ainda não serão todos os usuários que se beneficiarão dos recursos do processamento de 64 bits, mas alguns nichos de mercado como o de games (a indústria do vídeo game movimenta mais dinheiro que a indústria cinematográfica) para computadores e o de edição de vídeos sentirá os benefícios deste aumento.
6. DMP (Digital Music Player) – O investimento milionário de empresas como Apple, Sony, Creative e Acer, além de uma tendência de mobilidade existente nos dias de hoje e a praticidade desses aparelhos, garantem o seu sucesso em 2005.
7. Busca Desktop – Será a transição dos Sites de buscas na Web para dentro dos micros. Empresas como Google, Yahoo! e Microsoft estão apostando neste mercado.
“Procuramos selecionar as tecnologias que ainda não estão tão em voga, quer dizer, em implementação de fato ou merecem maior destaque no cenário nacional. Mas que certamente irão impactar profundamente na forma como serão realizados os negócios nos próximos anos”, explica Daniel Domeneghetti, diretor de estratégia e conhecimento da E-Consulting e vice-presidente de conhecimento e métricas da Camara-e.net. Segundo ele, são tecnologias nas quais os CIOs, CTOs e CEOs têm de começar a pensar a partir de agora, para que suas empresas se mantenham competitivas no futuro. “Com isso, procuramos fugir das tradicionais apostas norteadas pela indústria, que no fundo funcionam como a postulação do óbvio. Dizer que BPO, CRM, BI, portais corporativos e open standards vão pegar ou continuar pegando, pois não é um serviço de valor”, analisa Rodrigo Keese, sócio responsável pelas práticas digitais na E-Consulting.