Diagnósticos de necessidades de treinamento não podem ser estanques quando da sua execução e os processos organizacionais devem ser foco de observação do instrutor e fundamentalmente, com muita ética e bom senso, repassadas aos gestores da organização como recurso de desenvolvimento organizacional.
Todos sabemos que as ações de treinamento estão centradas em desenvolvimento de habilidades técnicas, gerenciais e comportamentais. Em todas as necessidades está implícita uma necessidade permanente de treinamento motivacional e de integração entre equipes e destas com a empresa.
Quando falamos em qualificação técnica há uma unanimidade quanto à baixa necessidade de enfocar em seu conteúdo programático tópicos de caráter motivacional e de integração, pela objetividade e especificidade, decorrentes novas tecnologias e/ou processos ou de qualificação de profissionais para tecnologia e processos já existentes.
O grande desafio está em diagnosticar, desenvolver e aplicar programas de treinamento comportamental e de desenvolvimento gerencial, especialmente programas “in company”, pelo fato de que nem todas as necessidades são abertamente manifestadas e muitas delas, as vezes até de ordem técnica, são derivadas de clima organizacional comprometido por relações gerenciais autoritárias, inadequação do perfil profissional com a atividade que desenvolve, processos organizacionais ineficientes e muitas vezes incoerentes – vendemos as melhores práticas para nossas equipes e temos limitações das mais elementares na sua operacionalização, que vão desde a desintegração de sistemas e equipes, falta de informações, duplicação e formatação diferenciada de processos… Ignorando todas essas possibilidades nos concentramos exclusivamente em necessidades de treinamento.
Não que os programas de treinamento deixem de contribuir para a solução dessas necessidades, pois promove sinergia e integração entre as pessoas e equipes e fundamentalmente crescimento profissional técnico e de relacionamento. É nesse ponto que fundamento a minha tese de que um bom diagnóstico do perfil da empresa e de suas equipes pelo instrutor favorece em muito para a criação de um ambiente saudável para o debate dessas questões e especialmente na busca de soluções, através dessa própria equipe, para solução de parte dos problemas citados acima. Para tal é de extrema importância que as turmas de treinamento sejam homogêneas, isto é que se evite a participação de chefe e subordinados na mesma turma, garantindo que esses sentimentos não sejam abortados durante a aplicação do programa de treinamento.
Outro desafio extremamente importante é a habilidade do instrutor em trabalhar os problemas identificados durante a aplicação do programa de treinamento, sem fugir ao propósito do treinamento, tanto com a equipe – promovendo o compartilhamento de responsabilidade em especial na busca de soluções para problemas apresentados e, também na forma ética de levá-los aos gestores da organização.
Para tal podemos utilizar diversas ferramentas formais para identificar e proporcionar o surgimento de tais problemas, entre elas a avaliação do treinamento e uma tabulação equilibrada abordando os pontos críticos identificados.
Outro ponto de extrema importância é a realização de contratos informais entre a organização cliente e a equipe participante do treinamento de que os comentários e impressões compiladas são de caráter coletivo e que visam o desenvolvimento organizacional. Dessa forma compartilhamos e integramos soluções de treinamento e de clima organizacional. Dependendo da intensidade dos problemas identificados trabalhos específicos de clima organizacional devem ser desenvolvidos, visando buscar o equilíbrio entre os objetivos organizacionais e de seus participantes.
Observando de forma sistêmica essas faces ocultas e principalmente tratando-as com muita ética e responsabilidade proporcionamos aos programas de treinamento “in company” um grau de eficácia infinitamente superior ao de uma abordagem localizada e específica.
Valdeci de Oliveira Carneiro é consultor na área de RH e Desenvolvimento Organizacional, Administrador de empresas, Pós-graduado em RH e Marketing. E-mail: [email protected]