Com cinco troféus, a Atento Brasil foi a principal vencedora da quinta edição do Prêmio ABT, seguida pelo Banco Real (4) e pela Softway Contact Center (4). A festa foi realizada ontem (13/10), no Clube Monte Líbano, em São Paulo, com a presença de 1.300 pessoas. Os 45 troféus de ouro, prata e bronze foram entregues para os destaques do ano em talentos, contribuição tecnológica, operações em call center ativo e/ou receptivo, SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), sistema com internet, contribuição em recursos humanos, consultoria em telemarketing e responsabilidade social.
Entre as empresas terceirizadas de call center, se destacaram também ACS (três troféus), Contax, Telefutura e Teleperformance (dois troféus cada). Entre as empresas com centrais próprias de atendimento, o Banco Real foi seguido por DIRECTV (3), Chevron (2), AES Eletropaulo (2) e Credicard (2). Além de cases de São Paulo (o principal pólo de call center do país), foram premiadas iniciativas de Brasília, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A ABT, também, aproveitou o evento para lançar o livro “Brasil: pólo de qualidade em call center”, que reúne 30 dos cases vencedores do Prêmio de 2004 e que tem como público-alvo estudantes de administração e marketing e profissionais que já atuam no setor. A intenção é disseminar boas práticas em atendimento ao cliente e reforçar o projeto de auto-regulamentação do segmento de call center. “O livro, o Prêmio ABT e o novo Código de Ética (lançado neste mês) vêm para reafirmar o esforço do setor por profissionalização e excelência”, aponta Topázio Silveira Neto, presidente da Associação Brasileira de Telemarketing. A entidade estima que 615 mil brasileiros estejam empregados em call center até o final de 2005, sendo 45% deles jovens em primeiro emprego.
O Prêmio ABT, que é um dos maiores prêmios corporativos do Brasil, foi auditado pela Casual Auditores, que é filiada à Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) e organizado pela Garrido Marketing.