As organizações estão utilizando o poder das mídias sociais para articular e mobilizar pessoas, revela pesquisa inédita da PwC “O uso das mídias sociais na gestão de pessoas”, que consultou 85 empresas em todo o Brasil. Entre as principais tendências dessas ferramentas em gestão de pessoas estão a atração de talentos, com 90% das menções dos entrevistados, o fortalecimento da marca (73%), a capacitação de talentos (56%), a busca de parcerias (40%) e a captação de recursos (38%). O estudo mostra ainda que 61% dos respondentes consideram alta ou muito alta a importância de investir em mídias sociais.
“As oportunidades em mídias sociais estão claras, principalmente nas áreas de gestão do conhecimento, desenvolvimento profissional e melhoria de performance. A grande questão é saber administrar internamente os conflitos decorrentes do acesso a essas novas tecnologias para que elas possam facilitar o trabalho e gerar novas soluções para os negócios”, destaca João Lins, sócio da PwC Brasil e líder de Gestão do Capital Humano e responsável pela pesquisa.
Apenas 51% das companhias entrevistadas autorizam o acesso às mídias sociais para todos os empregados, e 55% afirmaram ter, ainda, dificuldade para medir os benefícios decorrentes de sua utilização. Além disso, 61% das empresas respondentes têm política sobre o uso de mídias sociais. Entre as que não permitem acesso às plataformas, os principais motivos apontados foram o receio de que seus colaboradores percam o foco e se tornem menos produtivos (69%), além das questões ligadas à segurança da informação e receio de violação de privacidade (61%).