No dia 7 de novembro, a ABT e a TRD Tecnologia realizaram palestra sobre o atendimento ao surdo nas centrais de relacionamento. Com novidades como a transmissão ao vivo, interativa, via web, além da participação no local, a palestra tratou, entre outros temas, da nova lei dos SAC`s e outras legislações, das tecnologias de atendimento aos surdos e da visão da comunidade surda referente a este assunto.
A apresentação do professor Neivaldo Augusto Zovico da Feneis chamou a atenção especial de todos, pois sendo surdo e diretor da Feneis – Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos pôde mostrar diretamente aos gestores dos call centers como o surdo faz para se virar no dia a dia e como são os problemas de comunicação nas centrais de relacionamento. As apresentações de Carlos V. S. Paiva, da Gênia Tecnologia, Izidro Pedro S. Costa Filho, da TRD Tecnologia, mostraram a evolução da tecnologia e um exemplo de sistema que atende ao surdo nos call centers não importando a forma de contato usada, o SIAS – Sistema Integrado de Atendimento ao Surdo.
Em termos gerais, chamou muito a atenção de todos o fato do surdo moderno utilizar muito pouco o telefone de texto para surdos TTS, ao contrário do que a maioria pensa, preferindo usar as mensagens rápidas no celular via SMS, além da Internet. Outra informação importante foi sobre a forma de comunicação escrita do surdo que é diferente da maneira comum de se escrever, pois como a linguagem dos sinais é muito direta e resumida o surdo tende a escrever da mesma forma. Um atendente de call center desavisado pode interpretar um texto de forma errada ou mesmo pensar que ele está bravo ou revoltado, erradamente. Da mesma forma, o surdo pode não entender direito alguns termos escritos pelo agente do call center, principalmente se incluir textos com sentido figurado ou expressões idiomáticas que podem não existir na linguagem dos sinais.
As apresentações utilizadas na palestra podem ser baixadas clicando aqui ou acessando http://www.trdtecnologia.com.br/trd/download/arq_10.zip.