Atendimento aos surdos



No dia 7 de novembro, a ABT e a TRD Tecnologia realizaram palestra sobre o atendimento ao surdo nas centrais de relacionamento. Com novidades como a transmissão ao vivo, interativa, via web, além da participação no local, a palestra tratou, entre outros temas, da nova lei dos SAC`s e outras legislações, das tecnologias de atendimento aos surdos e da visão da comunidade surda referente a este assunto.

 

A apresentação do professor Neivaldo Augusto Zovico da Feneis chamou a atenção especial de todos, pois sendo surdo e diretor da Feneis – Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos pôde mostrar diretamente aos gestores dos call centers como o surdo faz para se virar no dia a dia e como são os problemas de comunicação nas centrais de relacionamento. As apresentações de Carlos V. S. Paiva, da Gênia Tecnologia, Izidro Pedro S. Costa Filho, da TRD Tecnologia, mostraram a evolução da tecnologia e um exemplo de sistema que atende ao surdo nos call centers não importando a forma de contato usada, o SIAS – Sistema Integrado de Atendimento ao Surdo.

 

Em termos gerais, chamou muito a atenção de todos o fato do surdo moderno utilizar muito pouco o telefone de texto para surdos TTS, ao contrário do que a maioria pensa, preferindo usar as mensagens rápidas no celular via SMS, além da Internet. Outra informação importante foi sobre a forma de comunicação escrita do surdo que é diferente da maneira comum de se escrever, pois como a linguagem dos sinais é muito direta e resumida o surdo tende a escrever da mesma forma. Um atendente de call center desavisado pode interpretar um texto de forma errada ou mesmo pensar que ele está bravo ou revoltado, erradamente. Da mesma forma, o surdo pode não entender direito alguns termos escritos pelo agente do call center, principalmente se incluir textos com sentido figurado ou expressões idiomáticas que podem não existir na linguagem dos sinais.

 

As apresentações utilizadas na palestra podem ser baixadas clicando aqui  ou acessando http://www.trdtecnologia.com.br/trd/download/arq_10.zip.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento aos surdos



No dia 07 de novembro, a TRD Tecnologia realiza, com transmissão via Internet,a palestra gratuita “Atendimento aos Surdos nas Centrais de Relacionamento”, na sede da ABT, em São Paulo. Será uma oportunidade para conhecer práticas, tecnologias específicas, legislação existente (inclusive a nova lei dos SACs) e a posição da comunidade surda.

 

Com as novas normas que regulamentam os SAC’s, as centrais de atendimento precisam se preparar rapidamente para o atendimento aos clientes deficientes auditivos. Na palestra serão aboradados os aspectos culturais e demográficos que influenciam no atendimento ao surdo, a legislação para inclusão do surdo, aspectos relevantes que podem impactar na central de atendimento e o futuro na comunicação para surdos. A apresentação terá intérprete de/para a língua de sinais “Libras”.


Como vai ser o acesso via web:
Perguntas poderão ser realizadas via chat on-line. Após a inscrição a ABT ou TRD Tecnologia informará, por e-mail, as regras para poder acessar a sala de apresentação virtual. A inscrição deve ser feita antes do evento, pois é necessário receber as instruções de acesso com antecedência e as vagas na sala web são limitadas, mesmo pela Internet. Recomendamos que efetivamente reserve o horário sem interrupções, para aproveitar bem o evento.


Serviço
Data: 07 de novembro
Horário: das 9h30 às 11h30
Local: Sede da ABT – Av. Brigaderio Faria Lima, n. 1685, cj-5i – São Paulo/SP
Informações e incrições pelo telefone (11) 2133-7700 ou no site www.trdtecnologia.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima