A indústria farmacêutica Wyeth Consumer Healthcare acaba de implantar a Central de Atendimento ao Surdo (CAS). O sistema de telefonia especial, denominado TSPC (Terminal de Surdo Ligado ao PC), permite aos deficientes auditivos – público estimado em mais de 5,7 milhões de brasileiros – estabelecer uma comunicação plena com a empresa, sem o auxílio de um ouvinte.
“Estamos falando de uma parcela expressiva de consumidores que ainda é muito carente de acesso aos serviços de atendimento, canais de comunicação fundamentais entre as organizações e seus públicos e cada vez mais valorizados nos dias de hoje”, ressalta Claudio Santos, diretor médico da Wyeth e responsável pela Central de Relacionamento da empresa.
Para utilizar o serviço, o consumidor deverá ligar para o número 08000 175934, utilizando um aparelho telefônico adaptado para deficientes auditivos, próprios ou disponíveis em locais de grande circulação, como rodoviárias, aeroportos, estações de metrô ou hospitais – que contam com telefones públicos especiais. Por meio de um software instalado nesses aparelhos, os deficientes auditivos podem se comunicar por escrito e ler as respostas dos atendentes, em tempo real.
“Esse serviço possibilita a inclusão e a autonomia de comunicação do consumidor com deficiência auditiva, que agora pode esclarecer dúvidas sobre questões que afetam a sua saúde, fazer sugestões ou conhecer melhor os produtos que for consumir. Além disso, ele pode obter todas as informações que desejar utilizando a sua própria linguagem, sem receio de sofrer algum preconceito ou precisar da ajuda de outras pessoas”, destaca Claudio.
Neivaldo Augusto Zovico, que nasceu surdo e hoje ocupa o cargo de diretor regional da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos do Estado de São Paulo, foi o responsável pelo treinamento da equipe de atendimento da Central de Relacionamento da Wyeth Consumer Healthcare. Ele explica que a comunicação por intermédio desse sistema funciona como se fosse uma sala de bate-papo. “O diferencial é que o interlocutor conversa com o deficiente auditivo em sua própria linguagem, de forma clara e eficaz”, destaca.
O projeto foi desenvolvido por uma empresa especializada em tecnologia voltada para deficientes auditivos, que incluiu o fornecimento dos equipamentos e o treinamento dos atendentes da Central de Relacionamento da Wyeth. “O treinamento dá ênfase não somente ao conteúdo técnico, mas também aos aspectos culturais e de comportamento, que são fundamentais para que a comunicação entre a pessoa com deficiência auditiva e o ouvinte seja plena. Conhecer um pouco mais sobre o universo desse consumidor e fazer o uso correto de sua linguagem permite que a informação seja interpretada de forma rápida e eficaz”, enfatiza Elaine Menezes, coordenadora da Central de Relacionamento da Wyeth Consumer Healthcare.