O canal para quem respira cliente.

Atento conclui reestruturação financeira e adota nova estratégia de negócios 

Dimitrius Oliveira

Após o financiamento bem-sucedido do Exit Financing, a companhia entra em uma nova fase, com um forte foco no investimento em tecnologia e avanço em BTO

A Atento anunciou sua nova estratégia de negócios após a conclusão bem-sucedida de seu processo de reestruturação. A partir de agora, a companhia entra em uma nova fase de sua estratégia de negócios com o objetivo de se aplicar na jornada para BTO (Business Transformation Outsourcing), aumentar sua competitividade no mercado e melhorar suas perspectivas de crescimento. “Em linha com essa nova fase, estamos adotando forte foco em investimentos tecnológicos para a transformação da CX e para sua expansão geográfica, com os colaboradores e clientes no centro”, explicou Dimitrius Oliveira, CEO da Atento.

A empresa confirmou a ocorrência da Data de Vigência da Reestruturação em 27 de novembro de 2023 e a conclusão bem-sucedida de sua reestruturação financeira, implementada por meio de um plano de reestruturação do Reino Unido de acordo com a Parte 26A da Lei das Empresas de 2006, o “Plano de Reestruturação”. O mesmo foi aprovado pelos credores da empresa, em assembleias realizadas em 13 de novembro de 2023, com o apoio quase unânime dos mesmos, e foi posteriormente ratificado pelo tribunal inglês em uma audiência de sanção, realizada em 17 de novembro de 2023, no Supremo Tribunal de Justiça de Inglaterra e País de Gales.

Aporte de recursos e reinvestimento

Como parte da reestruturação, a Atento recebeu compromissos adicionais de US$ 76 milhões, por meio do processo de Exit Financing . Além dos US$ 37 milhões, já recebidos de junho de 2023 a agosto de 2023, o montante aumenta o investimento total para US$ 113 milhões e fornece à empresa uma plataforma financeira estável para implementar sua nova estratégia de negócios. Como resultado do Plano de Reestruturação, a companhia converteu a maior parte de sua dívida em capital próprio, resultando em um índice de alavancagem líquida esperado do FY24 de 0,8x Ebitda, e eliminou custos em relação ao seu financiamento para prover capacidade adicional de reinvestimento no negócio.

“Estamos entusiasmados em iniciar esta nova fase com um forte foco em clientes, pessoas e tecnologia. Acreditamos que para liderar a próxima era do CX é fundamental estruturar serviços inteligentes, ágeis e humanizados, nos quais as pessoas devem estar no centro das interações. Embarcamos nesse novo caminho mais focados do que nunca em garantir a excelência, crescer como companhia, ampliar nossa presença geográfica e revolucionar o setor de CX com foco na transformação”, assegurou o CEO.

A companhia foi assessorada por Sidley Austin LLP, Loyens & Loeff Luxembourg SARL e Houlihan Lokey EMEA, LLP em relação ao plano de reestruturação. E a estratégia de negócios da empresa, a partir de agora, se apoiará em três pilares principais: diversificação de receitas, condução da excelência operacional e transformação. Em relação à diversificação de receitas, a Atento pretende impulsionar o crescimento no mercado dos EUA, continuar a investir em sua oferta multilíngue, desenvolvida na EMEA e em nearshore em espanhol, e inaugurar a região das Filipinas como um local offshore.

Ao mesmo tempo, a companhia continuará a explorar oportunidades de aquisição de novos clientes e fomento de novos serviços em clientes atuais, com foco nas oportunidades proporcionadas pelo CX digital. A oferta de serviços da empresa também se concentrará na evolução do BPO – Terceirização de Processos de Negócios para o BTO – Terceirização de Transformação de Negócios, em que a IA e a automação desempenham um papel fundamental no fortalecimento da competitividade e são promovidas com foco em consultoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima