Iniciativa representa mais um capítulo no trabalho de inclusão e diversidade realizado pela companhia
A Atento apresenta ao mercado o símbolo oficial que representa o nome da empresa na linguagem dos sinais, trazendo mais agilidade e otimizando a comunicação entre os surdos de qualquer nacionalidade, sem limitações. O projeto contou com a atuação direta dos colaboradores surdos da companhia, com o objetivo de facilitar as interações, tornando-as cada vez mais inclusivas em todas as localidades em que a empresa atua. A partir de agora, o nome “Atento”, passa a ser pronunciado em uma simbologia gestual única e exclusiva, e pode ser visto no vídeo de lançamento, sem a necessidade de soletrar, o que impacta diretamente na comunicação entre toda a comunidade surda, incluindo colaboradores, clientes e sociedade em geral.
O sinal é de uso universal, a partir da junção das palavras ‘ajuda’ e ‘atenção’ em Libras – Língua Brasileira de Sinais. Os agentes da Atento já passaram a difundir o sinal nos atendimentos por vídeo nas operações de atendimento exclusivas para consumidores surdos, disponíveis aos clientes da companhia.
Segundo Ana Marcia Lopes, vice-presidente de RH e Responsabilidade Social da Atento no Brasil, essa é mais uma iniciativa, dentro de tantas outras, que a companhia promove em seu pilar de inclusão. “Hoje contamos com mais de 50 colaboradores surdos e poder entregar um projeto dessa proporção, com a participação direta deles, realmente nos enche de orgulho. E é com grande satisfação que apresentamos o resultado desse trabalho, que nos fez olhar de perto as necessidades de quem vive o dia a dia da limitação de comunicação”, complementa, destacando que a empresa é a primeira no seu setor no Brasil a receber nome em Linguagem de Sinais.
“Acreditamos que a diversidade gera valor, por isso temos uma cultura muito forte de inclusão, oferecendo oportunidades equitativas para todos os nossos colaboradores”. E promover ações que contribuam para tornar não somente nossos ambientes de trabalho mais inclusivos, como toda a sociedade, faz parte do nosso propósito e está em linha com nossa estratégia de ESG”, destaca Pablo Sanches diretor global de marketing e ESG.
Inclusão de deficientes auditivos no Brasil
Na linha de incentivar a comunicação entre os deficientes auditivos, e criar um ambiente cada vez mais inclusivo para esse público, a área de treinamentos desenvolveu um curso, totalmente gratuito, de introdução à Libras, que pode ser realizado por qualquer colaborador. Além disso, oferece um treinamento de português para que os funcionários surdos desenvolvam a escrita para atendimentos em texto, uma vez que o aprendizado desta modalidade representa a alfabetização em uma outra língua com variedade linguística.
Além disso, desde 2019, a companhia oferece o serviço de atendimento em Libras, que é operado atualmente para clientes de empresas de serviços financeiros, fabricante de produtos eletrônicos e banco – e já atendeu mais de 2 mil pessoas no Brasil. Além desta modalidade, os profissionais da Atento também são preparados para atender pessoas surdas por leitura labial ou por chat.