Pablo Sanchez, diretor de ESG da Atento

Atento tem novo diretor e plano estratégico em ESG

A Atento anunciou a nomeação de Pablo Sanchez como o novo diretor de ESG. De acordo com Carlos López-Abadía, CEO da Atento, a organização integra uma estratégia de responsabilidade corporativa em nível global desde 2007, “pois faz parte do nosso DNA gerar um impacto real em nossa esfera de ação. E, agora, a companhia deu um passo definitivo na sua evolução, reforçada por essa nomeação de Pablo Sánchez que, desde agosto do ano passado, chefia a área de ESG”.

Em seu novo papel, Sanchez é responsável pelo desenvolvimento e liderança desse plano estratégico da Atento, que tem como objetivo melhorar a sustentabilidade das atividades de negócios em todo o mundo. O executivo estará à frente dessa iniciativa  global de ESG para garantir o impacto positivo de todas as áreas da empresa. Desde o cuidado com o capital humano, passando pelo meio ambiente, cibersegurança ou proteção de dados e com clientes e fornecedores.

Pablo Sánchez trabalha na Atento há mais de dois anos como diretor de marketing corporativo e tem uma longa carreira em empresas de tecnologia e serviços, como MyTaxi, Huawei, Microsoft e Vodafone. Em todas elas, ocupou cargos estratégicos. Além disso, quanto a sua formação, Pablo completou MBA no IE Business School e completou, na The Valley Business School, um programa de gestão sênior em Negócios Digitais.

“Estou orgulhoso de que a Atento confie em mim para liderar um de seus pilares da estratégia. Esperamos que o programa ESG tenha um impacto significativo em todas as áreas de negócio da empresa globalmente com os pilares da igualdade, equidade e respeito, com o objetivo de continuar a melhorar o mundo por meio do nosso compromisso”, manifestou o diretor.

De acordo com Abadia, “está provado que um bom plano da ESG ajuda as empresas a determinarem seu futuro financeiro em termos de retorno e risco. Além disso, esses programas ajudam a mitigar o impacto negativo da crise da COVID-19, acelerar a recuperação, favorecer a inovação e reduzir os riscos de crises futuras. Neste sentido, a implementação do plano do ESG liderada por Sánchez desempenhará um papel fundamental, pois reforçará o compromisso da Atento com nossos colaboradores, com o meio ambiente, bem como com clientes, fornecedores, acionistas e com as comunidades globais que a companhia impacta.”

Plano reforçado
A Atento conta com cerca de 100 centros de atendimento ao cliente e mais de 140.000 funcionários no mundo todo. Suas atividades se estendem por 13 países, entre os quais estão Espanha, México, Estados Unidos, Colômbia e Brasil. A multinacional tem implementado uma estratégia de responsabilidade social corporativa no mundo todo desde 2007.

O plano de ESG da Atento inclui compromissos associados às três áreas. Embora a parte de Governança esteja intrinsecamente conectada com as outras duas que compõem a estratégia, os pilares fundamentais da empresa são o compromisso com diversidade, igualdade e inclusão, assim como o impacto ambiental e o objetivo de ter um impacto positivo e fomentar a criação de um mundo e uma sociedade mais equitativos.

Do mesmo modo, na área de Governança, são reforçadas práticas tão relevantes quanto ética corporativa, auditorias, cumprimento das normas, proteção de dados e segurança cibernética, ou garantir transparência em suas operações.

Por outro lado, há muitos anos a Atento também tem implementado planos de carreira com ênfase na igualdade de oportunidades para seus funcionários no mundo todo. O novo plano de ESG está reforçando as ações para garantir que igualdade e inclusão sejam valores transmitidos às equipes e áreas em todos os níveis e de forma global na empresa, para que façam parte do DNA da organização.

Nesse sentido, 65% da equipe na Atento são mulheres, que representam 53% dos cargos administrativos. Do mesmo modo, com interessantes planos de carreira e formação, 55% dos funcionários têm menos de 30 anos de idade, e atualmente 89,5% dos contratos já são permanentes.

Algumas das iniciativas de inclusão incluem “Atentos ao futuro”, um projeto de incorporação no mercado de trabalho para jovens em situação de vulnerabilidade social e grupos sob risco de exclusão, ou “Vozes que ajudam”, um programa de voluntariado da Atento. Outra forma em que a Atento promove a inclusão é por meio do Atento@Home, que tem permitido que 71% dos funcionários trabalhem de forma remota a partir de qualquer lugar.

Isso facilita a incorporação de talentos humanos específicos e adequados para atender às necessidades de seus clientes sem que sua localização seja uma barreira para acessar esses postos de trabalho. Em outras palavras, os processos de recrutamento e onboarding também podem ser realizados de forma remota, para que as pessoas não sejam excluídas devido ao seu local de residência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima