Um dos principais desafios das empresas de call center é motivar os colaboradores para que na outra ponta, o consumidor receba um bom atendimento. Tarefa difícil, mas não impossível. E uma das melhores formas para isso está no clima organizacional. É por meio da percepção do clima que os colaboradores irão atuar de forma mais colaborativa e produtiva entregando melhores resultados, segundo Alessandra Vieira Martins, gestora de RH da consultoria Perfil Humano RH. “A motivação está diretamente relacionada com o clima organizacional.”
Na visão da especialista, o colaborador que entende a importância da sua participação e realmente se sente parte integrante do sistema, trabalha motivado e demonstra essa motivação na entrega dos resultados. A qualidade dessa entrega será percebida no atendimento, gerando uma experiência igualmente satisfatória para o cliente. “Bom clima organizacional é sempre sinônimo de sucesso. Quando o clima é bom, existe uma atmosfera positiva no ambiente e a partir daí surgem soluções e novas idéias. Os colaboradores se sentem confiáveis, engajados e tudo isso funciona como impulso para alcance de metas e entregas com qualidade”, explica Alessandra, reforçando que isso também favorece a imagem que os clientes têm da organização.
Para isso, muitos fatores contribuem, mas os que mais impactam são liderança e comunicação. De acordo com a gestora, bons líderes que orientam e desenvolvem pessoas são fundamentais para despertar nos colaboradores o sentimento de utilidade e conexão com a empresa. “O líder é a peça chave, pois atua diretamente sobre a equipe e deve contribuir para que o clima na organização seja estimulando aos demais. Um líder preparado influencia positivamente sua equipe e para tanto deve ter habilidade para se comunicar de forma assertiva.” Já em relação à comunicação interna, Alessandra destaca que ela integra os colaboradores aos objetivos da empresa. Tanto que a falha na comunicação certamente vai impactar no clima organizacional de forma negativa.