O BPO (Business Process Outsourcing) é a terceirização de processos de negócio de empresas de diversos segmentos de médio ou grande porte. “Este trabalho consiste no gerenciamento e execução de atividades que não estão diretamente ligadas ao foco principal das empresas e, por isso, podem ser terceirizadas. Essa praticidade permite a empresa que se dedique exclusivamente ao seu negócio, reduzindo custos, diminuindo riscos, terceirizando a responsabilidade, melhorando o processo e estabelecendo estratégias”, explica Maurício Tadeu de Luca Gonçalves, da PartWork.
Esse processo de terceirização de empresas surgiu nos Estados Unidos na década de noventa e chegou ao Brasil entre 2002 e 2003. “Antes o BPO era mais utilizado pelas grandes empresas e agora está sendo bastante requisitado também por empresas com faturamento entre um a dez milhões de reais mensais. Quem terceiriza um departamento acaba querendo fazer o mesmo com os demais serviços, pois percebe que o processo é vantajoso e pratico”, detalha Gonçalves.
Um dos objetivos das empresas que buscam a terceirização é estabelecer e alcançar metas e estratégias em cada serviço ou departamento, não apenas administrá-los. “Há empresas com departamentos grandes, que na prática são ineficientes, não implantam processos, pois estão em mãos de profissionais apenas operacionais, que não tem por hábito estabelecer estratégias para projetar melhores resultados, processos e serviços. Esta ineficiência dos departamentos geram custos como horas extras ou a necessidade do aumento da equipe, por excesso de trabalhos burocráticos sem estratégia.”, conta Maurício.
As empresas de gerenciamento de processos recorrentes e BPO possuem estrutura física e técnica com objetivo de otimizar a estratégia e os negócios dos clientes que terceirizam seus departamentos. “Um dos fatores que oferecem segurança as empresas que terceirizam serviços é que os profissionais contratados são altamente treinados e constantemente atualizados na área em que atuam por meio de cursos.”, finaliza Gonçalves.